Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Lixo: desastre anunciado

Esta semana, o Brasil parou para acompanhar a tragédia provocada pelo desabamento do Morro do Bumba no município de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Ocupação irregular, chuva, El Niño são os eventuais culpados. Descobrir os responsáveis pela ocupação de um morro, que há 30 anos atrás era usado como aterro controlado de lixo e, principalmente punir os culpados é uma tarefa por demais difícil, nestes tempos de reeleição e campanha política.

A grande verdade é que dar destino correto ao lixo produzido em um país subdesenvolvido tão grande e populoso como nosso país não é tarefa fácil. Imagine você, a quantidade de lixo que é recolhido todo dia em uma região metropolitana como a do Rio de Janeiro. São lixões clandestinos e mesmo lixões a céu aberto, usados pelas prefeituras que preferem protelar soluções ambientalmente corretas.

Até mesmo nas pequenas cidades, como São Francisco do Glória o problema parece não ter solução. Nosso lixo é depositado em um aterro controlado perto de área de nascentes e mananciais amplamente utilizados pelos proprietários rurais do entorno do “lixão”. Hoje, ainda está melhor. No passado, o lixo era enterrado no parque de exposições Waldir Carvalho, na área urbana do município.

Nestes tempos de ampla divulgação  das preocupações com a preservação ambiental mundo a fora, é importante lembrarmos que lixo soterrado em aterro controlado gera chorume e gás metano. Gás metano e chorume de lixo apodrecido é desastre ambiental previamente anunciado.

É muito bom lembrarmos também do compromisso brasileiro assumido de solucionar o problema do lixo no país até 2016. Olimpíada e copa do mundo não rimam com lixo nas ruas ou  lixões  ambientalmente irregulares.
Aterro controlado
Aterro controlado sem a saída de gás metano
Propriedade rural com manancial

2 comentários:

  1. Com certeza hoje esta bem melhor, do que antes, onde era depositado em area urbana e perto de rios também como no parque de exposições por exemplo.
    Devemos sim cada um preocupar-se com o lixo que hoje é depositado para mais tarde nao arrependermos.

    ResponderExcluir
  2. O lixo é uma preocupação mundiial,pois tras muitos problemas para nossa saude. Ainda não é 100% mas esta muito melhor hoje, a colheta de lixo, onde é depositado, pois a tempos atras, o lixo era jogado no parque de exposiçao. Parabéns administração 2009 a 2012

    ResponderExcluir