Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

XIXI NO BANHO PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Você sabia que fazer xixi no banho economiza 4000 litros de água por ano?
Fazer xixi no banho economiza água

SOS Mata Atlântica lança campanha e alerta para o desperdício de água no banheiro
Um ato simples pode contribuir com o meio ambiente: fazer xixi durante o banho. É este o mote da campanha lançada pela ONG SOS Mata Atlântica. Cada descarga dada gasta em torno 12 litros de água. Se uma família de quatro pessoas economizar uma descarga por dia, serão 48 litros de água a menos. Pesquisa feita pela ONG mostra que o gasto com descargas está em segundo lugar, perde somente para piscina. Em terceiro lugar ficam os chuveiros. O banheiro é o grande vilão do desperdício. No Sudeste num gasto de 360 litros de água, 80% são no chuveiro, pia e vaso.
Silvio Alves tem cinco filhos e os incentiva a fazer xixi na hora da higienização. "É normal no banho", diz. A urina é formada por 95% de água, o restante é uréia e sal. O cuidado a ser tomado é na higienização do box. Mas paraa dona de casa Cristina Viégas, o gasto pode ser maior. "O banheiro fica com um odor forte, então temos que jogar mais água, fazendo gastar mais", acredita.
A tecnologia está a favor da natureza. Hoje em dia existem descargas de fluxo duplo. Uma para urina, que joga menos água, e outra para fezes, que joga mais. Existem torneiras com sensor de presença que gastam metade do volume das torneiras tradicionais. E até vasos que utilizam uma mistura de água e pó de pedra: essa água residual é tratada e volta para à área de produção para ser reutilizada.
Márcia Hirota, diretora da ONG, alerta que "as descargas modernas utilizam menos água. Mas mesmo assim, até 12 litros de água são usada em média por descarga". A ONG criou um site para tirar dúvidas e convencer as pessoas. Um lugar criativo onde você pode entender o por quê urinar na hora do banho e ajudar a divulgar a campanha no facebook, orkut e twitter.
Pesquisas feita com internautas que acessam o site mostram que 75% dizem fazer xixi no banho e 25% não fazem. Acesse o www.xixinobanho.org.br e vote se você é adepto dessa prática, se faz ou vai passar a fazer xixi no banho.
Fonte:Amanda Lisboa

Um comentário:

  1. não seria melhor em vez de fazer xixi no banho para econimzar agua do vazo, não seria melhor tomar banho no vaso para econimizar a água do chuveiro? hehehe.

    ResponderExcluir