Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Da direita para a esquerda: Diretor da empresa Omega Eng. Otávio Werneck, Biólogo Michel Obara, Eng. Civil Janimara, Eng. Civil da empresa AZURIT Joana Cruz, Prof. Elizeu
O Fórum de Educação Ambiental de São Francisco do Glória me propiciou a oportunidade de conhecer vários profissionais da empresa OMEGA - Energia Sustentável que construirá a Pequena Central Hidrelétrica Santa Cruz aqui no município de São Francisco do Glória. O Engenheiro Otávio Werneck (Diretor Técnico da empresa), Michel Obara (Biólogo), Janimara (Engenheira Civil) e a Engenheira civil Joana Cruz que é funcionária da empresa AZURIT que desenvolve os trabalhos de estudos ambientais para implementação do projeto.
Vários foram os pontos esclarecidos em nossa conversa, dentre eles destaco:
- o barramento do Rio Glória e a casa de força serão construídos no município de São Francisco do Glória;
- a PCH vai gerar 15 MW de energia elétrica;
- a construção da PCH irá gerar perto de 300 postos de trabalho para nós franciscanos;
- a construção vai gerar em dois anos de obras uma arrecadação cerca de 300 mil reais para a prefeitura em impostos;
- a barragem terá 20 metros de altura, 195 de largura e um quilômetro de comprimento ( mais ou menos o tamanho de oito campos de futebol);
- será feito um trabalho de implantação de mata ciliar ao longo da barragem;
-  a prioridade é para que a contratação de mão-de-obra e prestação de serviços sejam feitas no nosso município;
- a barragem será feita parte concretada e parte em aterro.
Segundo Werneck, além da produção de energia a empresa pretende contribuir com o nosso município em projetos de educação ambiental e sustentabilidade. Disse também que o empreendimento pode contribuir para o desenvolvimento do município, mas não solucionar todos os nossos problemas econômicos com a receita aqui gerada. Werneck também salientou a importância da comunidade do entorno da barragem, assim como todos os criadores de opinião estarem a par do projeto com vistas a que nenhum embaraço possa inviabilizá-lo.
Outro ponto importante discutido foi o de que a energia gerada pela usina pode melhorar a qualidade do fornecimento de energia fornecida pela CEMIG, uma vez que estamos em uma ponta de rede. Nosso município fica no final de rede, isto talvez justifique as constantes quedas de energia em nosso município, que tem provocado constantes interrupções no fornecimento de energia trazendo grandes prejuízos aos consumidores.
Em conversa com a engenheira Joana Cruz ela afirmou que os impactos ambientais com a construção da usina serão minimizados, pois, já há alguns anos têm sido feitos estudos geológicos e biológicos buscando a melhor localização para implementação do projeto. Afirmou ainda que haverá algum tipo de impacto ambiental e social, mas a empresa mitigará tais impactos aliando equilíbrio ambiental e satisfação social dos moradores do entorno do empreendimento e do município de São Francisco do Glória.

ESPÉCIES DE PEIXES ENCONTRADAS NO RIO GLÓRIA EM PESQUISA FEITA PELA EMPRESA AZURIT ( empresa responsável pelos estudos ambientais para a construção da PCH Santa Cruz):
lambari rabo amarelo, lambari comum, piabanha, sabuco, trairão, cascudo manteiga, bagre, canivete, cará, barrigudo, piau (timburé), piau vermelho, tilápia, cambeva, carpa comum, dois tipos de cascudinhos, dojô (peixe cobra).
Segundo a Bióloga da empresa, Joana Cruz, a maioria das espécies não faz a ultrapassagem da cachoeira dos Martins e da Barragem da Usina de São Francisco, hoje desativada. Afirmou que a construção da barragem não afetará em nada a piracema.

6 comentários:

  1. DEPOIS QUE TERMINAR A OBRA A PREFEITURA VAI RECEBER IMPOSTO PELA PRODUÇÃO DE ENERGIA?
    ALCEMAR SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Alguém da Prefeitura de Muriaé poderia informar, pois lá tem uma PCH com produção de energia parecida.
    Elizeu

    ResponderExcluir
  3. o professor virou defensor e porta voz da empresa ou vai continuar de olho nas irregularidades?

    ResponderExcluir
  4. O Professor Elizeu está atento. Já convidou um advogado para conversar com os moradores que serão atingidos pela construção da barragem, participou das atividades ligadas a preservação do meio ambiente falando sobre os riscos de não construir mecanismos que permitam a piracema no Rio Glória e está estudando o relatório de impacto ambiental com professores e alunos.
    O Professor Elizeu deve ser mais um na luta pela preservação do meio ambiente em nosso município. Não o único.
    Entre em contato comigo. Precisamos de ajuda.
    Elizeu

    ResponderExcluir
  5. VOCÊS JÁ CONSULTARAM A PREFEITURA DE MIRADOURO, CIDADE QUE SOFRERÁ OS IMPACTOS DAS TRANSFORMAÇÕES AMBIENTAIS? OS DONOS DA TERRA EM QUESTÃO SÃO DE MIRADOURO, QUE NÃO É CITADA COMO UMA DAS BENEFICIADAS PELO PROJETO. A FAZENDA SANTA CRUZ FICA NA DIVISA ENTRE AS DUAS CIDADES E OS DONOS DA TERRA QUEREM VENDER?!

    ResponderExcluir
  6. Elizeu,não encontrei em seu blog informações sobre os impactos ambientais que esta área sofrerá,acredito que o desenvolvimento da região é importante,desde que esse desenvolvimento não traga a exterminação da biodiversidade local, que acredito eu, é mais importante que o dinheiro que a usina proporcionará.
    THAMIRES GOMES (BIÓLOGA)

    ResponderExcluir