Eu e meu amigo Nathaniel - 2007
Está chegando o período da subida no Pico da Bandeira. Já tive a oportunidade de subir cinco vezes e afirmo que é uma experiência emocionante. Sugiro àqueles aventureiros de bom fólego e forma física e joelhos 100% que façam o passeio. Não vão se arrepender. É natureza bruta e encantadora.
O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004).[1]
Localização
O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão.[3] Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.
Turma muito legal - 1996
Topônimo
O Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
Acessos
Mesmo sendo o 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país, pois existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e as trilhas são muito bem sinalizadas. Porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder.
Clima
O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.
Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário