Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

SEIS MESES E OITO DIAS NO HAITI – experiência vivida pelo Sargento do Exército Vicente Paula da Silva

Depois de mais de 6 meses no Haiti o 3º Sargento Vicente Paula da Silva está de novo em casa. Franciscano e atualmente residente em Juiz de Fora, O Sargento Da Silva como é conhecido entre os militares (nosso estimado Dudu do Sr. Gentil) contou com orgulho como foi a experiência de servir ao seu país em uma missão de paz no Haiti. Depois de selecionado entre os militares, embarcou para o Haiti em 22 de janeiro  (oito dias depois do terremoto) onde serviu em um batalhão brasileiro composto por militares do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, até  3 de agosto de 2010.
No exército já há 25 anos, Dudu afirmou que realizou um grande sonho. Aprendeu muito sobre o Haiti e pôde conferir de perto o sofrimento daquele povo que além da guerra civil, tem que conviver com os estragos de um dos mais devastadores terremotos da história contemporânea.
O acervo de fotos do Sargento Da Silva é de tirar o fôlego: são fotos mostrando os estragos do terremoto,  a violência da guerra civil, do dia-a-dia da população local, da convivência dos militares na missão de paz multinacional e dos aspectos naturais do país. São pra lá de 3 mil fotos e dezenas de vídeos.
Depois de umas três horas de bate-papo na casa dos seus pais em São Francisco do Glória, tomando aquele cafezinho com o delicioso bolo da Solange (irmã) pude aprender coisas interessantíssimas sobre o país:
- é grande o comércio informal no país;
- o haitiano não é raquítico e mal nutrido, pelo contrário, é forte e voluntarioso;
- nem todo haitiano é simpático à missão de paz da ONU no país;
- a corrupção civil, política e policial (da polícia local) é enorme;
- os adolescentes em geral são poliglotas e aprendem com extrema facilidade, apesar do baixíssimo nível de instrução local;
- o país está na miséria total. A criminalidade impera e só não é pior devido a ação da missão de paz da ONU que tenta reorganizar o país depois de anos de guerra civil e do grande terremoto que acabou de destruir o país;
- o país produz muito pouco alimento. O solo, principalmente na parte oriental da ilha é esbranquiçado e pobre em nutrientes, portanto ruim para a agricultura. Somente na parte ocidental da ilha as condições são melhores;
- as praias não são boas, de um modo geral são cheias de cascalhos, o que dificulta a caminhada e o banho;
- a água é salobra e de péssima qualidade;
- a malária e a febre amarela são comuns;
- na vizinha República Dominicana, as condições de vida são bem melhores. Tem água potável de qualidade, mas é só para abastecimento local;
- o lago de água potável no lado dominicano é vigiado 24 horas pelo exército;
Segundo o Sargento Da Silva, o trabalho da missão de paz e imprescindível no sentido de tentar instituir no país um verdadeiro ESTADO DE DIREITO. Ao contrário de que alguns políticos afirmam que o Haiti precisa só de médicos, sem as forças de paz o país será um caos social absoluto e irreversível.
Atividades de rotina
Vítimas do terremoto
Palácio do governo

Desastre em rua de Porto Príncipe

Entrada da base militar
Distribuição de alimentos pela ONU no estádio municipal
Atividade de rotina
Entrega da boina azul - símbolo do combatente
Atividades de lazer - Bar Brasil

9 comentários:

  1. Poderiam postar algumas fotos!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO SARGENTO VICENTE PELA MISSÃO CUMPRIDA .PARABÉNS A SEUS PAIS QUE O TORNARAM UM GRANDE CIDADÃO.PARABÉNS SR. GENTIL ESTÃO ERDANDO O GRANDE EXEMPLO QUE O SR. FOI E AINDA É. ORGULHO PARA MIM FRANCISCANO,POIS NOSSA TERRA TEM DADA BONS FRUTOS.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a matéria e as fotos sobre o Haiti. Poderia postar mais fotos e mais conteúdo. Parabéns ao filho do Sr Gentil (dudu), deve ter sido uma experiência muito gratificante, e com certeza orgulha nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Dudu pela missão no Haiti e também ao Elizeu que nos mostra mais um dos bons filhos de São Francisco do Glória.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Coutinho da SIlva ;24 de setembro de 2010 às 17:37

    Parabéns paai [ Filha doo Dudu ]pela missão , tenho maior orgulho do senhor .

    ResponderExcluir
  6. éer SGT dasilva o militar que adestrou orgulho disso !

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!
    Adorei ler este texto e saber da sua história,quanto tempo não tenho contato.
    Parabéns por esta missão.Um abraço :SAUDADES.
    Dica para saber quem sou:O pai do Marcinho é tio do meu pai e meu pai é padrinho de batizado dele. Tente descobrir eu ia muito na sua casa.

    ResponderExcluir
  8. Belas fotos e materia, parabens, coisas assim elevam o nome da nossa cidade, peço bis

    ResponderExcluir
  9. Muito boa esta matéria sobre a missão de paz do filho do Sr Gentil, não tinha visto antes e perdi a oportunidade de ver os bons frutos da nossa terra. Soube que o filho do Sr Gentil esteve recentemente em uma missão no Rio de Janeiro, poderia fazer uma matéria sobre esta experiência também.

    ResponderExcluir