Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

AS CHUVAS ESTÃO CASTIGANDO SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA E REGIÃO

Nossa região está recebendo uma carga de chuvas bastante acentuada. Precisamos estar atentos para que os danos possam ser minimizados. Ao viajar, por exemplo, verificar as condições do veículo, evitar viagens desnecessárias em período de temporais, observar os buracos nas rodovias, ter cuidados especiais quando transitar em vias sem pavimentação, solucionar problemas de vazamento de telhados e infiltrações e ficar atento com moradias localizas em áreas de risco – topo de morros muito íngremes, próximo de árvores muito grandes com troncos apodrecidos, etc.

O aumento das chuvas este ano são conseqüências do El Niño e não das mudanças climáticas

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos cinco meses entre junho e outubro choveu nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste mais de 80% acima da média dos últimos 30 anos.

O meteorologista do Inpe Lincoln Alves afirmou, no entanto, que a chuva foi acima da média, mas não acima do esperado, porque neste ano aconteceu o "El Niño". O fenômeno meteorológico, que é caracterizado pelo aumento na temperatura das águas do oceano Pacífico, afeta a atmosfera e, consequentemente, altera o clima no Brasil.

Segundo Lincoln, a sensação que a população tem de que está chovendo demais é justificada, principalmente porque no ano passado esta época foi bastante seca. Se em 2009 a chuva já está mais de 80% acima da média histórica, 2008 ficou 20% abaixo dela.

Alves explica ainda que essas variações não têm nada a ver com mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. "Não há razão para acreditar nisso. São variações um pouco acima da curva, mas nada alarmante", completou ele.

Vamos ficar atentos, prevenir é melhor que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário