Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 13 de março de 2010

MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM FERVEDOURO?

A chapa esquentou em Fervedouro

A notícia que seria votado um projeto propondo a municipalização do ensino no Município de Fervedouro levou professores, alunos, pais de alunos e políticos para a porta da Câmara de Vereadores. O projeto, segundo alguns professores de Fervedouro é de autoria da ex Diretora da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa (Barthô – como é carinhosamente chamada pela comunidade escolar) Sra Nina, que agora é Secretária de Educação do Município.

A sessão foi tumultuada. A comunidade escolar do município promoveu uma grande manifestação em frente e dentro da Câmara. O projeto foi rejeitado pelos vereadores por apresentar erros técnicos.

Segundo professores presentes na sessão, o projeto depois de revisado e analisado por uma comissão de educadores e técnicos deverá retornar a pauta de votação. Poderá haver também uma audiência pública para aprofundar a discussão sobre o assunto.

O atual Diretor da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa, Professor Sandro fez um emocionado discurso falando do sério trabalho desenvolvido pela escola no município de Fervedouro. Disse que a escola é referência de qualidade na região e tem que ser preservada. As demais escolas estaduais do município também participaram da manifestação.

A comunidade escolar fervedourense deu um show de cidadania ao defender o Barthô, que é um verdadeiro patrimônio regional que busca preparar seres humanos para o mercado de trabalho e principalmente para a cidadania.

Segundo alguns professores presentes na seção da câmara, o projeto propõe a transformação do sistema de ciclos em seriação, além da gradual municipalização do ensino até o nono ano (antiga 8ª Série).

Nós, educadores precisamos formar uma corrente de elos fortes para defender as escolas estaduais de educação básica. Estas escolas, casas de tantos bons profissionais são mais democráticas, tanto para educandos como para educadores. As escolas estaduais são mais livres de pressões das elites políticas locais. É campo mais fértil para o plantio da consciência política cidadã.

Parabéns Comunidade Escolar de Fervedouro!

Um comentário:

  1. Professor Elizeu, meu nome é Zinelma Calheiros, sou da cidade de Almenara-MG,sou contadora á 22 anos, membro do Rotary Club de Almenara e tive conhecimento infelizmente bastante atrasada, que algumas escolas em Almenara estariam sendo municipalizadas. Bom, a verdade é que não vejo com bons olhos tal atitude por parte do governo,e comecei a fazer algumas pesquisas na internet e lendo o seu artigo me parece que você também comunga um pouco da minha idéia, pergunto a você se tem alguma informação de um outro municipio ou outros, que tenham aderido a municipalização que tenha dado certo ou errado?
    Agradeço pela atenção.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir