Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

USINA HIDRELÉTRICA EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Será construída no município de São Francisco do Glória uma PCH, ou seja, uma Pequena Central Hidrelétrica no curso do Rio Glória,  na comunidade dos Martins. A usina a ser construída terá uma capacidade de geração de energia por volta de 1000 KW, segundo comentários de moradores do entorno onde será instalada a barragem.
Os técnicos da empresa que fará a obra já estão fazendo análise geológica da região onde será barrado o curso do Glória.
É importante salientarmos os desastres socioambientais. Primeiro, os moradores que terão que vender suas propriedades à revelia. Segundo, o impacto ambiental incalculável. Um trecho considerável de Mata Atlântica será afetado com toda a sua biodiversidade. Perderemos cachoeiras de valor incalculável. Algumas que muitos antigos franciscanos nem conhecem. A piracema dos peixes será interrompida com a construção da obra, o que dificultará a procriação dos peixes - já raros no rio. De positivo temos o aumento da arrecadação de impostos e o turismo na barragem, se bem aproveitado.
Dizem por aí que o Prefeito de Miradouro já está se mobilizando para pressionar a empresa a fazer a barragem em São Francisco e construir a usina em terras miradourenses para gerar impostos também naquele município. Nossos políticos precisam ficar de olhos bem abertos.
Penso que a empresa responsável pela obra deva oferecer uma contra-partida ao município.
Nós cidadãos franciscanos estamos de olho. 
Abaixo, algumas fotos do local onde será construída a barragem. A usina será perto do viadulto.


17 comentários:

  1. Mas o municipio precisa dessa usina...devemos ficar de olhos abertos mesmo, mas tudo é feito para o bem do municipio, tenho certeza que a administração não quer destruir o meio ambiente!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pela dica do texto.

    ResponderExcluir
  3. Caro Eliseu,
    Mesmo que a usina não seja construida em Miradouro como esperamos, a cidade sairá lucrando também. Em Laranjal onde foi construida uma barragem, o movimento na cidade cresceu muito, alugueis foram valorizados e o comércio passou a vender mais. São os funcionarios da empresa, engenheiros, construtores, encarregados de manutenção, etc. Na esteira vem outras pessoas de olho nas oportunidades de progresso. Esse pessoal acredito que será atraído naturalmente para Miradouro devido à localização às margens da BR, sem dúvidas um privilégio considerável.

    O que São Francisco precisa ficar de olho e na arrecadação de impostos, ou seja, fazer com que a usina e a represa fiquem em nossas terras. O Dr. Wagner é muito bonzinho querendo deixar o osso para nós e ficar com o filé para eles. Exigir a contra-partida é importante. Em Laranjal esta sendo implementado um programa de turismo aproveitando o potencial da represa (lanchas, jetski, pesca, restaurantes, etc.) Seria bom o nosso prefeito, o Luciano buscar informações com o Walmir, prefeito de Laranjal a fim de aproveitar o know how deles, tenho certeza que não se negará a ajudar.

    A sociedade precisa se organizar e acompanhr tudo. Quem sabe criar uma comissão independente que busque apoio, subsidios legais e juridicos para que não se faça nada precipitado e que venha a prejudicar o município. As coisas precisam ser feitas com transparencia e responsabilidade. Os governantes devem ter visão ampla e de futuro, não se deixar levar por promessas e pequenas conceções momentâneas e que não contemplem o bem coletivo. A responsabildade dos governantes é grande, eles passam, a cidade fica com sua historia e as consequencias boas ou más para a população. Que Deu os ilumine.

    Abraços a todos.
    João Eduardo Ornelas

    ResponderExcluir
  4. João
    Muito grato pelo comentário.
    Elizeu

    ResponderExcluir
  5. Olá Eliseu,

    O povo franciscano deve ficar atento com o novo empreendimento. O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo que pode ter a participação direta da comunidade a ser afetada. São as chamadas audiências públicas previstas na Resolução CONAMA 09/87.
    Os impactos ambientais devem ser mitigados e compensados.
    Procure saber do andamento do procedimento e me avise. grande abraço
    Se quiser agendar como os professores locais pode contar comigo para prestar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo mande o seu email ou telefone para cantato. Pode ser um recadinho nesta página.
    Um abraço.
    Elizeu

    ResponderExcluir
  7. Caro professor, muito bom seu trabalho. Através dele podemos ter mais informações sobre a PCH e sobre os danos ambientais que serão causados. A comunidade dos martins tem lindas caichoeiras e será uma pena perdê-las.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Eliseu,

    meu fone é 21 86975730

    sds

    ResponderExcluir
  9. oi,Eliseu que bom vc está preucupado com a cidade de sao francisco é muito bom saber que ainda tem pessoas que se preucupa com a cidade onde mora , mesmo muito tempo sem ir em sao francisco do gloria onde nasci saiba que fico muito feliz de ver que esta cidade pode crescer muito mais e de preferença preservando o MEIO AMBIETE

    ResponderExcluir
  10. " As pessoas daqui sabem mesmo viver, preferem a ter coisas ruins a não ter nada e por isso têm coisas que são ótimas."

    Grande abraço Elizeu.

    João do Ademar do Barrozinho.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Eliseu.

    Se a Empresa Omega cumprir sua obrigação fazendo o que é certo e justo respeitando o direito á indenização aos donos das terras afetadas pela PCH, contratando profissionais e operários da região, fazendo um programa ambiental como o monitoramento da qualidade da água,dos processos erosivos,da fauna;o replantio de mudas, ampliando as populações de espécies de árvores e animais nativos tornando-as áreas de proteção permanente; sinceramente não vejo motivos para rejeições. A verdade é que os impactos ambientais que as PCHs causam são mínimos e os benefícios são muito mais numerosos que os malefícios.
    Se tiver novas notícias sobre o processo òu audiência pública por favor me avise.

    Um abraço

    Anônima


    Um abraço.

    Anônima.

    ResponderExcluir
  12. O Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, torna público que OMEGA ENERGIA RENOVÁVEL S.A. (PCH SANTA CRUZ), através do processo n.º 14360/2009/001/2010 - Classe 3, solicitou Licença Prévia para a atividade de: Barragem de geração de energia - Hidrelétrica, São Francisco do Glória/MG. Informa que foram apresentados os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), e que o RIMA encontra-se à disposição dos interessados na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - SUPRAM/ZM, das 08:00 hs às 16:00hs. Comunica que os interessados na Realização da Audiência Pública deverão formalizar o requerimento, conforme Deliberação Normativa COPAM n.º 12/94, de 23/12/94, na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - SUPRAM/ZM, localizada na Rodovia Ubá-Juiz de Fora, KM 02, Horto Florestal, CEP: 36500-000 - Ubá - MG das 08:00h às 16:00h, dentro do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias a contar da data desta publicação


    Acho que fomos ludibriados.
    O prazo para requerimento da audiência pública já se esgotou.
    Cobrem o EIA RIMA da Empresa.
    Uma cópia deveria ficar na Prefeitura.
    Em caso de dúvidas liguem para mim
    21 86975730
    Urgente

    Eraldo Brandão

    ResponderExcluir
  13. Mas cabe a quem pedir essa audiência? a empresa, o município,o Copam, o IBAMA, a Supram? O EIA e RIMA já se encontra nas prefeituras de São Francisco e Miradouro.Alguns orgãos públicos não podiam dar informações em época de eleição.

    ResponderExcluir
  14. A usina será mesmo na divisa de Miradouro c/ São Francisco abaixo do viaduto onde tem uma ponte, um asfalto desativado,um remanso c/ cachoeiras? é muito bonito aquele local, já nadei lá. Será que os proprietários não tem 1.000 m2 pra vender? eu gostaria de comprar.

    ResponderExcluir
  15. ESTE TAL DE MAURO TA DE OLHO É NA IDENIZAÇÃO Q A FIRMA VAI PAGAR PARA OS PROPRIETARIOS DE LA COMO VC Ñ SE INTERESOU ANTESAGORA VC QUER NE SE PENSA Q OS OUTROS NASCERAM ONTEM SE LIGA MEU IRMÃO, OLHO GRANDE.

    ResponderExcluir
  16. caro professor,de uma coisa tenho certeza com a construção da usina as duas cidades não sera mas as mesmas eu vi isso acontecer em duas cidades aqui do interior do rio grande do sul na qual no momento eu moro,mas como sou natural de miradouro acompanho qualquer noticia relacionada ai da construção,pois tem que ser bom pras duas,ate por que muitas pessoas virão, ficarão nas duas cidades

    ResponderExcluir
  17. Prezados Franciscanos,

    Como vai o processo de licenciamento da Usina?

    Eraldo Brandão- Advogado ambientalista.

    ResponderExcluir