Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É UMA APA?


No Brasil, uma área de proteção ambiental (APA) é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.
Pode ter em seu interior outras unidades de conservação, bem como ecossistemas urbanos, permitindo a experimentação de técnicas e atitudes que conciliem o uso da terra e o desenvolvimento regional com a manutenção dos processos ecológicos essenciais. Toda APA deve ter zona de conservação de vida silvestre (ZVS).

VOCÊ SABIA QUE O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA TEM UMA APA?

A “ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA PROVIDÊNCIA” foi criada no governo do então Prefeito Jurandy Ricardo Laviola e depois devidamente adequada à Resolução do SEMAD Nº 318 de 15 de fevereiro de 2005 no governo do ex Prefeito Dr Gilberto.
A APA tem um total de 6350,49 ha abrangendo uns 40% da área territorial do município.O relevo da região é de certa forma marcado por um conjunto de morros de vertentes ravinadas, com drenagem bem encaixadas e profundas. A altitude varia de 700 a 1200 m.
A Prefeitura está desenvolvento um plano de manejo com ajuda da empresa de consultoria FOCUS de Muriaé.
A região é rica em opção de trilhas ecológicas, rapel e escaladas. A comunidade franciscana precisa estar atenta no sentido de pressionar o poder público a desenvolver um trabalho na região que vise a preservação da biodiversidade da área e a melhoria das condições de vida dos moradores do entorno.
È relevante o trabalho desenvolvido por educadores da Escola Estadual Santo Agostinho com com ajuda da Secretaria Municipal de Educação na promoção de passeios ecológicos e pesquisas, sempre contando com a preciosa ajuda de alunos e moradores da região.
Fotos abaixo:

Um comentário:

  1. Sei o que é apa graças a você elizeu...
    Geografia era a melhor matéria do colégio..
    sinto falta...

    Ariele

    ResponderExcluir