Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS

AQUECIMENTO GLOBAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS


O efeito estufa é uma forma natural da Terra armazenar calor em sua superfície e manter a vida no planeta, mas a ação do homem vem transformando-o numa arma contra ele mesmo.

A cada ano os países, sempre interessados em crescer e ganhar dinheiro emitem cada vez mais dióxido de carbono, modificando a composição da atmosfera que está retendo mais calor do que deveria e , assim , causando o chamado “aquecimento global”.

O uso de combustíveis fósseis é uma das grandes causas desse aquecimento. O próprio Brasil será responsável por grande parte dos estragos uma vez que, com a descoberta do petróleo no Pré-Sal, irá se transformar numa grande potência exportadora desse combustível.

Entre as causas, também entram as queimadas, chaminés das fábricas, algumas fontes de energia, etc. Mas, vamos seguir com os efeitos...

Quanto mais calor for emitido, mais altas serão as temperaturas. E quanto mais altas as temperaturas, mais mudanças ocorrerão nos ecossistemas.

Segundo o site “Terra Azul”, dos anos 60 até então, a área do planeta que é recoberta por neve, diminuiu 10% e a área coberta por gelo, no hemisfério norte, também diminuiu cerca de 10 a 15% no verão e na primavera - desde 1950.

Mas, não é só isso: estima-se que o Nordeste brasileiro ficará cada vez mais parecido com um deserto e a Amazônia se transformará numa savana diminuindo assim as reservas de água potável do país. E não para por aí: animais e plantas serão extintos e nós seremos atingidos fortemente com cidades inundadas devido ao aumento do nível do mar ocasionado pelo derretimento das calotas polares, entre outras coisas.

Então, com tantas catástrofes para acontecer e outras acontecendo, percebe-se que já está mais que na hora de mudar nossas atitudes e aprender a viver com sustentabilidade. O planeta não depende de nós para existir. Se formos extintos, com o tempo ele irá se recuperar de todo mal que lhe fizemos. Mas nós, não! Se o planeta morrer, morreremos antes.

Por isso, mude! Ande de bicicleta, use fontes de energia limpa, proteja as florestas!

Não importa o que, só faça alguma coisa enquanto é tempo.

Amanda Lima da Silva é aluna do 3º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário