Nesta segunda-feira participei de uma reunião na sede da Prefeitura Municipal a respeito da construção da PCH Santa Cruz no município de São Francisco do Glória. Estiveram presentes os representantes das empresas AZURIT e OMEGA, responsáveis pela construção e licenciamento ambiental. Também estiveram presentes alguns vereadores, o Prefeito do Município e alguns funcionários da prefeitura.
Na reunião a Engenheira Joana (Empresa AZURIT) falou sobre o andamento do projeto destacando os seguintes pontos:
- Licenciamento ambiental: acontecerá provavelmente entre fevereiro e março de 2011 a audiência pública (importante para aprovação do empreendimento pelos órgãos governamentais);
- Se a empresa (OMEGA) conseguir o licenciamento as obras terão início em 2 anos aproximadamente;
- Se todas as etapas do projeto forem cumpridas, sem nenhum empecilho, a PCH entre em funcionamento em 2014;
- Possivelmente a empresa disponibilizará um site com informações a respeito do empreendimento;
- Segundo o Diretor Dr. Werneck a empresa trará grandes benefícios sociais e econômicos para o município.
Foi discutido pelos participantes o grande impacto ambiental devido ao deslocamento de uma grande quantidade de água do Rio Glória através de uma tubulação, num percurso de sete quilômetros. Os representantes da empresa afirmaram que os impactos serão minimizados.
Penso ser de grande importância a participação da população na audiência pública para que o empreendimento seja positivo tanto para a empresa quanto para a comunidade franciscana.
Prezado professor
ResponderExcluirAgradecemos em dispor de seu tempo em defesa dos interesses dos moradores de São Francisco. Se possível cobre esse site de informações sobre a PCH Santa Cruz da Empresa Omega.
Aguardamos novas notícias.
Obrigada