Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FOCO DE MOSQUITO DA DENGUE DETECTADO EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Foi detectado um foco do mosquito Aedes Aegypti em São Francisco do Glória. É o que afirmou hoje o agente municipal de endemias Fábio Marques Pedrosa e o Supervisor de endemias do Ministério da Saúde Francisco Tadeu. O foco foi encontrado em uma  borracharia na Rua 1º de Fevereiro. O Supervisor Francisco Tadeu disse que a comunidade deve ser informada e não alarmada. Os agentes municipais Fábio Marques Pedrosa, Sátiro José de Carvalho Neto, Jhonny Altino Matias e  Lucas Carlos Pereira com apoio da Secretaria Municipal de Saúde estão desenvolvendo um trabalho de prevenção no município visando detectar focos e conscientizar a população para colaborar eliminando possíveis locais de proliferação do mosquito. Ainda não foram detectados casos de dengue.
Fábio Marques e Francisco Tadeu

Mosquito capturado

O mosquito franciscano
O que você precisa saber sobre a Dengue

A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos da doença e sintomas
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano.
Prevenção e Combate à dengue
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
Algumas dicas de ações:
• Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
• Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
• Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
• Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
• Manter as calhas limpas e desentupidas
• Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.
Tratamento:
Para o caso da dengue clássica, não existe um tratamento específico. Os sintomas são tratados e recomenda-se repouso e alimentação com muitas frutas, legumes e ingestão de líquidos. Os doentes não podem tomar analgésicos ou anti-térmicos com base de ácido acetil-salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, etc.), pois estes favorecem o aparecimento e desenvolvimento de hemorragias no organismo.
Já no caso mais grave da doença, a hemorrágica, deve haver um rigoroso acompanhamento médico em função dos possíveis casos de agravamento com perdas de sangue e choque circulatório.
Curiosidades:
• Você sabia que um ovo de Aedes Aegypti pode sobreviver em ambiente seco por aproximadamente 400 dias. Se neste período ele entrar em contato com água, poderá gerar uma larva e, em seguida, o mosquito.
• A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos.
Fontes:
• http://www.prdu.rei.unicamp.br -Unicamp
• http://portal.sespa.pa.gov.br - Portal de Saúde Pública do Pará



sábado, 1 de janeiro de 2011

2º ENCONTRO DO ESPORTE CLUBE JACARÉ

O segundo encontro dos ex jogadores e torcedores do Esporte Clube Jacaré foi muito legal. Grandes companheiros como o Bertoldo, Fábio, Eureka, Luiz (policial) entre tantos outros abrilhantaram tanto a partida de futebol no Estádio Municipal Ângelo Lazaroni, como também o churrasco no pesque-pague da Rua do Pinheiro. No ano que vem esperamos contar com toda a família Jacaré.

Bertoldo (São Bento) com sua carteirinha de atleta