Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VIAGEM DE TREM BELO HORIZONTE - VITÓRIA

Aproveitando a semana de folga por ter sido escolhido mesário nas eleições de 2010, resolvi fazer uma viagem que já vinha planejando uns três anos atrás. Com ajuda da internet pesquisei preço da passagem, horário de embarque, fotos de outros viajantes e não tive dúvidas. Era o momento de fazer o passeio.
Dia 9 de novembro embarquei na Pássaro Verde, em Fervedouro e fui para BH. Cheguei a BH por volta das 3 da tarde, me instalei num hotel da Praça da Estação e fui correndo pra estação do trem - que fica uns 3 minutos a pé do hotel que me hospedei. Estava meio apreensivo pois, tinha ligado na véspera e o atendente me disse que o trem saía lotado e que dificilmente conseguiria passagem. Cheguei à estação e pra minha surpresa consegui comprar com cartão de crédito meu bilhete de embarque. Daí pra frente foi fazer um pequeno tour por BH. Já que estava na praça da estação de onde parte também o metrô fui até o Minas Shoping depois, dei um rolé por outros lugares interessantes e voltei pra Praça da Estação. Fiz umas fotos e pude observar que tinha um museu em funcionamento. Dei uma bisbilhotada e descobri que era o Museu de Artes e Ofícios. Comprei o ingresso e fui visitá-lo. Museu maravilhoso que mostra objetos antigos principalmente do período colonial até o início do século XX.
No outro dia, às 7 da manhã já estava na estação do trem tirando fotos, conversando com turistas e me inteirando da viagem.
O embarque foi às 07h30min da manhã. O trem não estava completamente lotado, mas tinha muita gente viajando. Tinha turistas e passageiros em trânsito para diversas localidades.
Minha passagem custou 75 reais e o bilhete foi comprado com cartão de crédito visa. Eles não vendem passagem pela internet e nem fazem reserva por telefone. Na classe econômica o preço é 46 reais, mas não tem ar condicionado e as poltronas são menos confortáveis. Da próxima vez acho que vou na classe econômica. As pessoas pareciam mais animadas e o preço é bem mais em conta.
O trem tem um vagão lanchonete e restaurante. O meu almoço foi servido na minha poltrona, mas dá pra comer no restaurante. O rango é simples, mas bom. Tinha arroz, salada de batatas, farofa, feijão e carne de porco ou frango. Mais ou menos de hora em hora passa um carrinho vendendo salgados, refrigerante, água, etc. Só não vendem cervejas ou outras bebidas com álcool e nem cigarros.
Na primeira parte da viagem o que mais me chamou atenção foi o verde da Mata Atlântica e a paisagem planáltica maravilhosa com rios, pontes e túneis.
Do meio da viagem pra frente sobram pequenos residuais de mata e sobressai a imagem do gigante Rio Doce com seus meandros.
Foram mais de 30 estações. Algumas com vendedores ambulantes e outras menos movimentadas.
O trem passa perto de várias cidades. Não passa no centro de nenhuma delas, mas dá pra avistá-las.
O trem chegou a Vitória(ES) às 20h30min.
Caso o leitor queira fazer o passeio faço algumas sugestões:
- Comprar a passagem com antecedência – a passagem pode ser comprada com até 60 dias de antecedência.
- Dentro do trem não aceitam cartões de crédito - só a dinheiro.
- Em véspera de feriado e alta temporada de turismo o trem sai lotado. Não dá pra comprar passagem no dia do embarque.
- São cerca de 660 KM - bom levar agasalho.
- A passagem é vendida de 06h30min às 13h30min.
- Bom levar objetos que facilitem a distração: livros, revistas, computador (tem como ligar carregadores elétricos no trem), etc.
- Fui com uma camiseta branca e ela ficou preta de fumaça.
- Fazer reserva de hotel, principalmente em Vitória.
No mais, tenha uma ótima viagem.
Rio Doce
Mapa das estações

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS - NATAN ACADEMIA

Os alunos da Natan Academia fizeram neste domingo dia 7 de novembro uma linda apresentação de dança para a sociedade franciscana. O evento foi no espaço cultural da igreja católica - Centro Cultural Padre Inácio.
Parabéns Eliane (dona da academia) pela iniciativa, e parabéns a todos os alunos e professores envolvidos no projeto.