Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA COOPROLEITE?

A COOPROLEITE, ou Cooperativa dos Produtores de Leite de Muriaé LTDA foi uma empresa de Muriaé que teve um posto de resfriamento de leite em São Francisco do Glória, em Bicuíba. Esta empresa era uma COOPERATIVA formada por cooperados, ou seja, produtores de leite que forneciam o leite para o Posto Bicuíba e outros postos, além da sede em Muriaé. No Posto Bicuíba o leite depois de resfriado era transferido para Muriaé para ser transformado nos produtos Tartaruga - leite, queijo, manteiga, etc.
O leite do Posto de Bicuíba também era comercializado com outras empresas como a SPAM - Sociedade Produtora de Alimentos de Manhuaçu LTDA.
O Posto de Bicuíba da COOPROLEITE foi inaugurado em 1972 com uma grandiosa festa, onde produtores rurais, autoridades municipais e regionais estiveram presentes. Teve até apresentação de banda de música.
A empresa encerrou suas atividades em São Francisco do Glória por volta de 1993, quando o Posto Bicuíba foi vendido para a empresa Laticínios Vale do Carangola.
O Posto de Bicuíba chegou a receber mais de 20 000 litros de leite por dia. As linhas de leite vinham do Barroso, São Pedro e Madeira, Divino, Monte Alverne, Vieiras e tantos outros lugares. Além do posto de resfriamento de leite tinha também o ARMAZÉM BICUÍBA que vendia sempre abaixo do preço de mercado.
Muitos franciscanos trabalharam nesta empresa que desempenhava  papel relevante como geradora de empregos e renda para nosso município. Vou citar algumas pessoas dentre tantas que trabalharam no Posto Bicuíba da COOPROLETE: Jésus Laviola (Gerente), João Moura, Valtinho do Walter Pedrosa, Zé Maria do Padre, Chicão do Bastião da Arminda, Antônio Torres, João Verderio, Júbio Diniz, Pedrozinha, Elizeu Magno, Jader Pedrosa, Luiz Doda, Carlinho da Tita, Ote Pedrosa, Sebastião Lorindo, Amaral, Lucimar do Totônio do Doda, etc.
As fotos abaixo são da inauguração do Posto Bicuíba em 1972.

Chico Costa proferindo discurso
Fotos acervo pessoal Sanusa Laviola

quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRATAMENTO DE ESGOTO - HORA DE ACORDAR

Falta de tratamento de esgoto urbano é um grande problema urbano brasileiro e mundial. Os gestores da maioria das cidades brasileiras não se preocupam em solucionar o problema e como consequência, fios de águas cristalinas estão se tornando esgoto a céu aberto.

























As  fotos mostram o Córrego da Aparecida da nascente à foz - 800 metros aproximadamente de percurso. Nas  primeiras fotos a água é cristalina e potável.

Na área urbana de São Francisco do Glória o Ribeirão da Conceição ( córrego principal), bem como os outros três filetes d`água - O córrego dos Pinheiros, o Ribeirão  do Vai e Volta e o Ribeirão do Bairro da Aparecida são verdadeiros valões de esgotos. Este não é um problema apenas franciscano. Os ribeirões das  cidades vizinhas de Miradouro, Fervedouro e Vieiras agonizam como esgoto a céu aberto. Um bom exemplo para os gestores municipais é a cidade de Pedra Dourada - a menor das quatro que tem 100% de seu esgoto tratado em uma estação de tratamento construída na cidade. Temos que colocar o dedo na ferida se quisermos solucionar o problema.

DESCARACTERIZAÇÃO DE PATRIMÔNIO

Sem dúvida alguma o cartão postal de São Francisco do Glória é a Matriz de São Francisco de Assis. Trata-se de um prédio que mesmo não sendo tombado pelo patrimônio histórico do município, é de um modo geral uma verdadeira obra de arte da arquitetura de nossa cidade. No entanto, uma reforma tirou um pouco de sua beleza. A construção de um telhado em amianto, no Centro Cultural Padre Inácio - anexo ao prédio da matriz, descaracterizou a obra. É uma pena. O bom é que ainda dá tempo de reverter o quadro.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

FESTA JUNINA NA ESCOLA

Sexta-feira dia 16 de julho aconteceu a festa de encerramento do semestre na Escola Estadual Santo Agostinho. Foi uma grande festa junina organizada por alunos e professores.

A escola foi dividida em duas equipes. Dentre as tarefas que cada equipe deveria executar as mais interessantes foram a apresentação da dublagem feita por alunos e as mesas de quitutes juninos. A equipe A venceu a gincana, mas todos estão de parabéns pela beleza e organização do evento.

sábado, 10 de julho de 2010

APRESENTAÇÃO MUSICAL D A ORQUESTRA JOVEM DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Nesta quinta-feira dia 08 de julho os alunos dos professores de música Daniel e Danilo fizeram a apresentação de abertura da 2º Expo Glória de São Francisco do Glória. A meninada mais uma vez abrilhantou a festa. A apresentação da orquestra ofuscou o brilho da Dupla sertaneja Arnaldo e Artur que fez o segundo show. Está na hora de pensarmos na gravação do primeiro CD da Orquestra Jovem de São Francisco do Glória.

sábado, 3 de julho de 2010

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Para o próximo triênio 2011, 2012 e 2013 a Esola E. Santo Agostinho vai trabalhar com uma nova coleção de livros didáticos. A 1ª opção foi o Projeto Araribá - Editora Moderna e a 2ª opção Geografia - Espaço e Vivência - Editora Saraiva. A escolha foi dos professores Elias, Elizeu e Juninho.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

AULA DE GEOGRAFIA DIFERENTE

Os alunos do 6º Ano estão estudando sobre a indústria. Em sala de aula estudaram a evolução da indústria ao longo dos tempos e a importância dos produtos industrializados em nosso dia-a-dia. Como aula prática visitamos a oficina do Elias - Ferreiro e Professor de Geografia.