Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

LIÇÕES DO VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO

Penso que este terrível desastre ambiental ocorrido no Golfo do México deve ser ponto de reflexão para todos nós brasileiros. Somos um país que pretende ser modelo de desenvolvimento sustentável, como afirma o Presidente Lula, exportando tecnologia de uso de biocombustíveis, e tantas outras experiências no que diz respeito à produção de energia. Não é meio demagógico estarmos comemorando a descoberta de um enorme jazimento de petróleo em águas profundas do Pré-Sal?
Nós brasileiros precisamos refletir sobre o destino da vida humana no Planeta Terra. Se é que o chamado Aquecimento Global é tão letal como afirma os cientistas.
Alguns pontos de reflexão:
- Será que a Petrobrás dispõe de tecnologia para conter um grande vazamento no Pré-Sal?
- Será que não precisamos analisar melhor os impactos ambientais causados por nossa matriz energética?
- Será que a exploração de petróleo trará ao país o chamado desenvolvimento sustentável?
- Será que o petróleo do Pré-Sal não vai ajudar a acabar com a vida humana no Planeta Terra?
- Será que esta história de Aquecimento Global é mesmo verdadeira?
- Será que os políticos do governo Lula estão preocupados com o Aquecimento Global ou o Buraco na Camada de Ozônio?

Fotos:Info Online

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Da direita para a esquerda: Diretor da empresa Omega Eng. Otávio Werneck, Biólogo Michel Obara, Eng. Civil Janimara, Eng. Civil da empresa AZURIT Joana Cruz, Prof. Elizeu
O Fórum de Educação Ambiental de São Francisco do Glória me propiciou a oportunidade de conhecer vários profissionais da empresa OMEGA - Energia Sustentável que construirá a Pequena Central Hidrelétrica Santa Cruz aqui no município de São Francisco do Glória. O Engenheiro Otávio Werneck (Diretor Técnico da empresa), Michel Obara (Biólogo), Janimara (Engenheira Civil) e a Engenheira civil Joana Cruz que é funcionária da empresa AZURIT que desenvolve os trabalhos de estudos ambientais para implementação do projeto.
Vários foram os pontos esclarecidos em nossa conversa, dentre eles destaco:
- o barramento do Rio Glória e a casa de força serão construídos no município de São Francisco do Glória;
- a PCH vai gerar 15 MW de energia elétrica;
- a construção da PCH irá gerar perto de 300 postos de trabalho para nós franciscanos;
- a construção vai gerar em dois anos de obras uma arrecadação cerca de 300 mil reais para a prefeitura em impostos;
- a barragem terá 20 metros de altura, 195 de largura e um quilômetro de comprimento ( mais ou menos o tamanho de oito campos de futebol);
- será feito um trabalho de implantação de mata ciliar ao longo da barragem;
-  a prioridade é para que a contratação de mão-de-obra e prestação de serviços sejam feitas no nosso município;
- a barragem será feita parte concretada e parte em aterro.
Segundo Werneck, além da produção de energia a empresa pretende contribuir com o nosso município em projetos de educação ambiental e sustentabilidade. Disse também que o empreendimento pode contribuir para o desenvolvimento do município, mas não solucionar todos os nossos problemas econômicos com a receita aqui gerada. Werneck também salientou a importância da comunidade do entorno da barragem, assim como todos os criadores de opinião estarem a par do projeto com vistas a que nenhum embaraço possa inviabilizá-lo.
Outro ponto importante discutido foi o de que a energia gerada pela usina pode melhorar a qualidade do fornecimento de energia fornecida pela CEMIG, uma vez que estamos em uma ponta de rede. Nosso município fica no final de rede, isto talvez justifique as constantes quedas de energia em nosso município, que tem provocado constantes interrupções no fornecimento de energia trazendo grandes prejuízos aos consumidores.
Em conversa com a engenheira Joana Cruz ela afirmou que os impactos ambientais com a construção da usina serão minimizados, pois, já há alguns anos têm sido feitos estudos geológicos e biológicos buscando a melhor localização para implementação do projeto. Afirmou ainda que haverá algum tipo de impacto ambiental e social, mas a empresa mitigará tais impactos aliando equilíbrio ambiental e satisfação social dos moradores do entorno do empreendimento e do município de São Francisco do Glória.

ESPÉCIES DE PEIXES ENCONTRADAS NO RIO GLÓRIA EM PESQUISA FEITA PELA EMPRESA AZURIT ( empresa responsável pelos estudos ambientais para a construção da PCH Santa Cruz):
lambari rabo amarelo, lambari comum, piabanha, sabuco, trairão, cascudo manteiga, bagre, canivete, cará, barrigudo, piau (timburé), piau vermelho, tilápia, cambeva, carpa comum, dois tipos de cascudinhos, dojô (peixe cobra).
Segundo a Bióloga da empresa, Joana Cruz, a maioria das espécies não faz a ultrapassagem da cachoeira dos Martins e da Barragem da Usina de São Francisco, hoje desativada. Afirmou que a construção da barragem não afetará em nada a piracema.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TERMINA A GREVE DOS PROFESSORES

A decisão foi tomada na assembleia geral realizada em Belo Horizonte
Os professores da rede estadual decidiram hoje (25) acabar com a greve que durou 48 dias. A decisão foi tomada na assembleia geral realizada em Belo Horizonte.
No entanto, a categoria irá retomar a greve caso a proposta acordada entre representantes do governo e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) não seja assinada pelo governador Antonio Anastasia.
No acordo ficou garantido que não haverá demissões e que será emitida até o dia 30 de junho uma folha extra para o pagamento dos dias parados. Em contrapartida os professores terão que apresentar nos próximos dias um calendário de reposição das aulas. Também ficou definido que será criado um grupo de trabalho para estudar a revisão na carreira dos profissionais da educação, incorporando as gratificações existentes ao vencimento básico. O estudo deverá ser feito em no máximo 20 dias e a proposta terá que ser apresentada 10 dias depois da conclusão.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

FOREA – SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

No dia 25 de maio teve início o V Fórum Regional de Educação Ambiental (FOREA) de São Francisco do Glória. Era um sonho antigo do ex Prefeito de nossa cidade Dr. Gilberto que se concretiza. Inclusive de oferecer o almoço a todos os participantes de graça. Na palestra que abriu o FOREA 2010 o Secretário Adjunto de Estado de  Meio Ambiente Dr. Shirlley de Souza Carneiro falou da importância do evento e pediu desculpas pela ausência do Dr. José Carlos Carvalho que sempre abrilhanta a abertura do fórum.
O FOREA é um importante espaço de discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. É importante que lições sejam tiradas do evento e que no pós FOREA sejam desenvolvidas nos municípios ações objetivando o desenvolvimento regional sustentável.
Parabéns a todos que organizaram o evento. Um carinho especial ao Professor Daniel e sua orquestra maravilhosa e a Professora Miryam pela dança apresentada na abertura.

Dança das alunas da Professora Miryam
Orquestra de músicos franciscanos regida pelo Maestro e Professor Daniel

quinta-feira, 20 de maio de 2010

XIXI NO BANHO PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Você sabia que fazer xixi no banho economiza 4000 litros de água por ano?
Fazer xixi no banho economiza água

SOS Mata Atlântica lança campanha e alerta para o desperdício de água no banheiro
Um ato simples pode contribuir com o meio ambiente: fazer xixi durante o banho. É este o mote da campanha lançada pela ONG SOS Mata Atlântica. Cada descarga dada gasta em torno 12 litros de água. Se uma família de quatro pessoas economizar uma descarga por dia, serão 48 litros de água a menos. Pesquisa feita pela ONG mostra que o gasto com descargas está em segundo lugar, perde somente para piscina. Em terceiro lugar ficam os chuveiros. O banheiro é o grande vilão do desperdício. No Sudeste num gasto de 360 litros de água, 80% são no chuveiro, pia e vaso.
Silvio Alves tem cinco filhos e os incentiva a fazer xixi na hora da higienização. "É normal no banho", diz. A urina é formada por 95% de água, o restante é uréia e sal. O cuidado a ser tomado é na higienização do box. Mas paraa dona de casa Cristina Viégas, o gasto pode ser maior. "O banheiro fica com um odor forte, então temos que jogar mais água, fazendo gastar mais", acredita.
A tecnologia está a favor da natureza. Hoje em dia existem descargas de fluxo duplo. Uma para urina, que joga menos água, e outra para fezes, que joga mais. Existem torneiras com sensor de presença que gastam metade do volume das torneiras tradicionais. E até vasos que utilizam uma mistura de água e pó de pedra: essa água residual é tratada e volta para à área de produção para ser reutilizada.
Márcia Hirota, diretora da ONG, alerta que "as descargas modernas utilizam menos água. Mas mesmo assim, até 12 litros de água são usada em média por descarga". A ONG criou um site para tirar dúvidas e convencer as pessoas. Um lugar criativo onde você pode entender o por quê urinar na hora do banho e ajudar a divulgar a campanha no facebook, orkut e twitter.
Pesquisas feita com internautas que acessam o site mostram que 75% dizem fazer xixi no banho e 25% não fazem. Acesse o www.xixinobanho.org.br e vote se você é adepto dessa prática, se faz ou vai passar a fazer xixi no banho.
Fonte:Amanda Lisboa

quarta-feira, 19 de maio de 2010


       Pico da Bandeira
             Eu e meu amigo Nathaniel - 2007

Está chegando o período da subida no Pico da Bandeira. Já tive a oportunidade de subir cinco vezes e afirmo que é uma experiência emocionante. Sugiro àqueles aventureiros de bom fólego e forma física e joelhos 100% que façam o passeio. Não vão se arrepender. É natureza bruta e encantadora.

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004).[1]

Localização

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão.[3] Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.
                                   
              Turma muito legal - 1996
Topônimo

O Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

Acessos

Mesmo sendo o 3º ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas mais altas do país, pois existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e as trilhas são muito bem sinalizadas. Porém, à noite há que se ter muita atenção para não se perder.

Clima

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Trabalhadores/as em Educação decidem pela continuidade da greve

A greve dos /as trabalhadores/as em educação da rede pública estadual continua e nova assembleia acontece no próximo dia 25.05, às 14h, no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Essa foi a decisão tomada por cerca de 15 mil servidores nesta terça-feira (18.05).
Um documento assinado pela comissão de negociação do governo de Minas Gerais foi lido por dirigentes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) durante a assembleia estadual desta tarde, mas os itens não contemplaram as reivindicações da categoria.
Após assembleia, os servidores seguiram em passeata até a Praça Sete e nas escadarias da Igreja São José fizeram uma atividade, uma espécie de Tribunal do Júri para denunciar o descaso do governo para com a educação em Minas.
Durante a semana e até a próxima assembleia a estratégia do Sind-UTE/MG, por meio de suas subsedes, será a realização de atividades locais em todas as regiões do Estado. Além das escolas paradas, a intenção é agregar novas adesões à greve, que foi deflagrada em 08 de abril último e ampliar o diálogo com a sociedade.
Segundo a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, a categoria vai marcar presença também na abertura da Fenamilho (Festa do Milho, em Patos de Minas) quando deverão participar diversas autoridades. A intenção é fazer uma verdadeira caça ao governador Anastasia e insistir com ele numa agenda positiva de negociação com os trabalhadores em educação.
FONTE: SITE DO SINDUTE

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO NOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS

Foi um sucesso a participação dos nossos alunos nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Os resultados foram animadores: uma medalha de ouro no Futsal feminino( módulo 1), uma medalha de prata no Handebol masculino(módulo1), uma medalha de bronze no Handebol masculino(módulo2) e uma medalha de bronze no Handebol feminino(módulo1).
Parabéns a todos os alunos que nos representaram e um carinho especial para equipe de Futsal feminino - medalha de ouro. Parabéns também para os professores de Educação Física Myriam, Braz, Renam e Ângela pelo ótimo trabalho realizado.

EQUIPE DE FUTSAL MEDALHA DE OURO:
IRIS, DARA, STEFANI, RAISSA, CÍNTIA KELLY, MILENA PAIVA, IZADORA, IANCA, JOICE VERDERIO E IANDRA.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

GREVE DOS PROFESSORES DE MINAS GERAIS

Belo Horizonte, 12 de maio de 2010.

OF.CIR. SEDE CENTRAL/SEC-054/10

Companheiros (as),

O Sind-UTE/MG participou de uma reunião de negociação na manhã do dia 12
de maio. Participaram também a Secretária de Estado de Planejamento e
Gestão, Renata Vilhena, o Presidente da Assembleia Legislativa de MG,
Deputado Alberto Pinto Coelho, o líder do governo na ALMG, Deputado Mauri
Torres, o líder do bloco de oposição, Deputado Padre João e vários outros deputados estaduais.
Como resultado desta reunião, conseguimos a imediata suspensão da demissão dos designados que estava em curso na manha do dia 12 de maio.

Conseguimos também  reverter o corte dos salários dos servidores em greve.
O Governo de Estado apresentou uma proposta em relação às possibilidades
de incorporação de gratificações como mecanismo de modificar os vencimentos básicos.
O Sind-UTE/MG submeterá todas as questões conquistadas para deliberação
da categoria. Apenas após a posição dos/as trabalhadores/as em educação em  greve, o sindicato fechará qualquer negociação.
Diante destes novos fatos, a Direção do Sind-UTE/MG convoca
extraordinariamente o Comando Estadual de Greve para reunião no dia 14/05/10.
Informamos que a categoria continua em greve e a Assembleia Estadual
marcada para o dia 18 de maio está mantida bem como todas as suas deliberações.
Salientamos a importância da unidade da categoria para manter a mobilização,
conforme definido em assembléia estadual.
Atenciosamente,

BEATRIZ DA SILVA CERQUEIRA

COORDENADORA GERAL DO SIND-UTE MG

R. Ipiranga, 80 - Floresta - Belo Horizonte - MG - Tel: (03l) 48l.2020 - FAX (03l) 48l2449 - CEP: 3l.0l5-l80

CGC: 65l39743/000l.92 - Inscrição Estadual: Isentop

terça-feira, 11 de maio de 2010

GREVE DOS PROFESSORES EM MINAS GERAIS

A greve dos trabalhadores/as em Educação de Minas Gerais continua
Nesta quarta-feira, 12.05, tem reunião na ALMG com Secretária Renata Vilhena

Terminou há pouco, no Pátio da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a assembleia estadual dos trabalhadores/as em educação, com presença de 8 mil pessoas. Em seguida, houve uma mobilização na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte/MG.
A deliberação foi pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A categoria também aprovou para o próximo dia 18 de maio, às 14h, no Pátio da ALMG, nova assembleia.
Caravanas de todas as regiões do Estado participaram da mobilização desta terça-feira e a decisão de continuar o movimento é uma resposta ao governo do Estado, pela não abertura de negociação até agora.
Após a assembléia, uma comissão do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), composta pela coordenadora geral do Sindicato, Beatriz Cerqueira e pelas diretoras Marilda Abreu e Feliciana Saldanha foi recebida pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho, pelos deputados Carlin Moura, Padre João, Mauri Torres e pelo secretário geral da Mesa, José Geraldo.
O presidente da ALMG agendou uma reunião com a Secretária de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), Renata Vilhena, para esta quarta-feira (12.05), às 9h:30min no Salão Nobre da ALMG. De acordo com a coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, “a expectativa é abrir o diálogo para negociação das reivindicações da categoria.”
Estratégia
Durante toda a semana, os/às trabalhadores/as em educação de Minas Gerais vão realizar atividades regionais, dialogando com a população sobre os baixos salários e realidade caótica da educação em Minas. Campanhas de doação de sangue também serão realizadas em todo o Estado com o slogan “O governo suga a educação, os/as educadores/as doam sangue e vida”.


Ass. de Imprensa Sind-UTE/MG
 Eficaz Comunicação (31) 3047-6122/9968-0671
Fonte:www.sindutemg.org.br

NOSSA SELEÇÃO NA COPA

Jogadores convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2010

Foi divulgada em 11 de maio a lista com os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da África do Sul de 2010. Dunga descartou os clamores pela convocação de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Além de deixar de fora medalhões como Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos. Confira a lista oficial dos jogadores convocados pelo Brasil para disputar a Copa do Mundo de 2010.

Goleiros: Julio César, Gomes e Doni
Laterais: Daniel Alves, Maicon, Gilberto e Michel Bastos
Zagueiros: Juan, Lúcio, Luisão e Thiago Silva
Meias: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Ramires, Júlio Baptista, Elano, Kaká e Kléberson
Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Grafite

 OS 7 DA LISTA DE ESPERA:
Alex (Chelsea-ING)
Sandro (Internacional)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Ronaldinho (Milan-ITA)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Diego Tardelli (Atlético-MG)

Técnico - Dunga

domingo, 9 de maio de 2010

IMAGENS DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

As fotos que publico abaixo fazem parte do trabalho de pesquisa que está sendo realizado pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, que serão apresentadas no V FOREA - Fórun Regional de Educação Ambiental que será realizado no final de maio em São Francisco do Glória.
Flor de orquídea - alunos Augusto Sérgio, Cleópatra e Pollyana
Lago  pluvial na Serra da Providência - alunas Adriana e Fabíola
Resquício de Mata Atântica - alunas Adriana e Fabíola
Flor da Quaresmeira - APA Serra da Providência - alunos Danillo e Natânia

quinta-feira, 6 de maio de 2010

ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO – S. F DO GLÓRIA – MG - PROF. ELIZEU
ALUNO(A): ____________________________DATA:   ENSINO MÉDIO
1- LEIA O TEXTO E MARQUE A OPÇÃO CORRETA:
“Possui a economia mais diversificada, baseada na agricultura de exportação e, principalmente, na indústria. É responsável pela produção da maior parte do Produto Interno Bruto nacional.”

( I ) O texto acima se refere ao complexo regional Centro-Sul, na porção mais setentrional do Brasil.

( II ) O texto acima se refere ao complexo regional Nordeste, com destaque para a Zona da Mata Nordestina – área de cultivo de produtos destinados ao abastecimento do agreste baiano.

( III ) O texto acima faz referência à porção leste da Amazônia oriental, com destaque para a grande produção sucro-alcooleira na área junto ao projeto JARI.

(IV) O texto acima se refere à Região Geoeconômica Centro Sul na porção meridional do Brasil (levando em consideração a divisão proposta por Pedro Pinchas Gêiger).

A opção correta é:

A( ) I, II B( ) I, III, IV C( ) I, II, III, IV D( ) APENAS A OPÇÃO IV ESTÁ CORRETA E( ) APENAS A OPÇÃO I ESTÁ CORRETA F( ) NENHUMA OPÇÃO ACIMA ESTÁ CORRETA

2- SOBRE O PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI ESTÃO  INCORRETAS AS  AFIRMAÇÕES:
A( ) Localiza-se na porção meridional do Estado do Ceará destacando-se pelo volume de produção de diversos combustíveis como gasolina, óleo diesel e querosene.

B( ) Localiza-se no Recôncavo Baiano – nas proximidades de Salvador.

C( ) O complexo associou capitais estatais e privados, configurando a maior aglomeração industrial do Nordeste.

D( ) localiza-se na porção meridional do estado do Rio de Janeiro, próximo da cidade de Macaé.

3- SOBRE OS GRANDES COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS(Regiões Geoeconômicas) ESTÁ CORRETO AFIRMAR QUE:
A( ) Todos os estados da Região Sul fazem parte da Amazônia

B( ) O Norte de Minas Gerais faz parte da Região Nordeste e a porção oeste do Maranhão a Amazônia

C( ) Os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná fazem parte da Amazônia

D( ) A porção oriental do estado do Maranhão localiza-se na Amazônia

E( ) Todos os estados da Região Geográfica Centro-Oeste fazem parte da Região Nordeste.

4- PRODUZIR UMA REFLEXÃO ESCRITA LEVANDO EM CONTA OS ASPECTOS ECONÔMICOS DA REGIÃO CENTRO-SUL.

5- FAZER UMA ANÁLISE CRÍTICA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA REGIÃO NORDESTE E A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE GRAVES PROBLEMAS COMO A FORTE DESIGUALDADE SOCIAL, ESCASSEZ DE ÁGUA DO SEMI-ÁRIDO E A MANIPULAÇÃO POLÍTICA DAS CLASSES MENOS ABASTADAS.



REFLEXÃO: “O perigo surge quando o homem sente-se seguro de sua posição”.

“A ruína ameaça todo aquele que tenta preservar um estado de coisas”.

“A confusão aparece quando colocamos tudo em ordem”.

“Portanto, o homem superior não esquece o perigo quando está em segurança”.

“O sábio não esquece o fantasma da ruína quando está estabelecido”.

“O inteligente não esquece a confusão quando seus negócios estão em ordem”.

“Só assim, ele pode manter a sua segurança pessoal, e proteger seu reino”. ( Confúcio)

(Aluno esperto lê o blog do professor antes da prova!)
BOA SORTE!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sobre a greve dos Professores de Minas Gerais

URGENTE

Belo Horizonte, 03 de maio de 2010.

OF.CIR. SEDE CENTRAL/SEC-048/10

Companheiros (as),

Aos comandos locais de greve

Aos/as trabalhadores em educação em greve

ASSUNTO:

AÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA – LIMINAR DEFERIDA – SUSPENSÃO DO ITEM 07, DO OFÍCIO CIRCULAR 1013/2010, DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – DECISÃO QUE SUSPENDEU AS CONTRATAÇÕES/DESIGNAÇÕES PARA SUBSTITUIR OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO EM GREVE – SUSPENSÃO DAS CONTRATAÇÕES JÁ REALIZADAS.

A Secretária de Estado da Educação editou o ato circular n°. 1.013/2010, que autorizou e determinou a designação de professores e servidores em substituição àqueles que aderiram ao movimento de paralisação por tempo indeterminado da categoria da educação pública em Minas Gerais.

Diante da ilegalidade e arbitrariedade do ato, o Sind-UTE/MG, através de seu Departamento Jurídico, impetrou Ação de Mandado de Segurança com pedido liminar com urgência, que foi DEFERIDO com a seguinte conclusão:

Fundado nestas razões e em atenção aos limites expostos na inicial, suspendo a eficácia do item 7 do Ofício Circular n°. 1.013/2010 e de qualquer outro ato que tenha ou venha a ser expedido com este fim, bem como ordeno à autoridade coatora que não realize nenhuma contratação ou designação de professores temporários em substituição àqueles que aderiram à greve dos professores públicos estaduais. A aludida medida abrange, ainda, a suspensão de eventuais contratações já implementadas a partir da edição do referido Ofício Circular.”

Portanto, o Estado de Minas Gerais está impedido de realizar qualquer tipo de designações/contratações para substituir os servidores e professores da educação pública no Estado de Minas Gerais que aderiram a greve da educação pública no Estado.

Também, por força da liminar, todos os Editais de designações e as contratações para cargo vago, em substituição, já realizados estão suspensos.

Encaminhamos em anexo cópia da decisão e modelo de requerimento para que o servidor possa informar sua adesão a greve.

Atenciosamente,

BEATRIZ DA SILVA CERQUEIRA

COORDENADORA GERAL DO SIND-UTE MG

R. Ipiranga, 80 - Floresta - Belo Horizonte - MG - Tel: (03l) 48l.2020 - FAX (03l) 48l2449 - CEP: 3l.0l5-l80

CGC: 65l39743/000l.92 - Inscrição Estadual: Isentop

FONTE SINDUTE MG