Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

TORNEIO DE FUTSAL EM SÃO FRANCISCO

Dia 1º de maio acontecerá o 2º Torneio de Futsal em comemoração ao Dia do Trabalhador. Será um torneio de bairros da cidade. O ano passado quem venceu foi o Bairro da  Rua de Cima. Este ano o  Bairro Pinheiro vem forte. Venha participar e torcer pelo seu bairro. Os jogos serão a partir das 8 horas na quadra da Escola Municipal Antônio Franco Laviola.

sábado, 24 de abril de 2010

A AULA FOI MUITO LEGAL

O assunto da aula foi a relação entre os poderes Legislativo e Executivo no município de São Francisco do Glória. Na primeira aula discutimos sobre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Analisamos as atribuições de cada um.

Num segundo momento fomos até a Câmara de Vereadores. Na ocasião fomos recebidos pelo Presidente da Câmara Vereador Inácio e pelo Vereador Robson Manoel. Além da fala dos vereadores, a Secretária da Câmara Noemi pode tirar todas a dúvidas dos alunos sobre as funções dos vereadores, dias de reuniões e outras quetões relevantes. Os alunos participaram educadamente da aula demostrando respeito e interesse pelo assunto.

O terceiro momento foi a produção de texto em sala de aula e um debate. Os objetivos propostos foram alcançados. Parabéns aos alunos do 6º ano C.


SINDUTE EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Neste sábado dia 24 de abril estiveram na Escola Estadual Santo Agostinho de São Francisco do Glória a dupla do SINDUTE Sandra e Sandro Carrizo. Após a reunião de módulo da escola falaram sobre a greve dos educadores e encorajaram todos a aderirem ao movimento. Até o momento a escola continua funcionando.


quarta-feira, 21 de abril de 2010

GREVE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MIRADOURO E SÃO PEDRO DO GLÓRIA

A partir de 5ª feira dia 22 de abril a Escola Estadual São Pedro do Glória (Distrito de Fervedouro) e a Escola Estadual Padre Alfredo Kobal de Miradouro estarão de greve. O movimento vem crescendo entre as escolas mineiras. Em breve o sistema educacional estadual mineiro estará completamente paralisado.

O governo de Minas parece não se abalar com força da greve no estado, tanto que pouca notícia aparece na mídia "marrom". Ainda bem que a internet está democratizando a informação no país.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM BARTHOLOMEU PEDROSA VAI ENTRAR DE GREVE

Segundo informações do Professor de História Darlan, a Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa de Fervedouro vai entrar em greve a partir desta quinta-feira dia 22 de abril.

Segundo informações do SINDUTE ( Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), a adesão à greve é de mais de 70% das escolas. Apesar de pouco noticiado pela mídia, o movimento grevista dos educadores mineiro está crescendo.

ENQUETE: É IMPORTANTE

VOTE NA ENQUETE DO FINAL DESTA PÁGINA. É IMPORTANTE. PARTICIPE.

domingo, 18 de abril de 2010

GALO E IPATINGA NA FINAL DO MINEIRO

Cruzeiro finalmente não será campeão mineiro. A final será entre Galo e Ipatinga. Domingo que vem tem Galo e Ipatinga no Ipatingão e no outro domingo a grande final no Mineirão. Hoje, o Ipatinga bateu o Cruzeiro em pleno Mineirão por 3 a 1. Parabéns Ipatinga.
No Rio deu Botafogo 2 a 1 no Flamengo. Fogão campeão.

CARTOGRAFIA - NA PRÁTICA

Durante algumas aulas os alunos do 6º ano estudaram a importância dos mapas, os tipos de mapas e principalmente como utilizar este tão importante instrumento de trabalho geográfico.
A proposta de trabalho prático foi fazer o mapa do bairro "Aparecida", onde está inserida a nossa escola.
Em uma aula andamos pelas ruas, observamos o contorno e os pontos de referência, anotamos  os nomes das ruas e em seguida os alunos fizeram em dupla os mapas.
Uma observação importante dos alunos foi quanto a falta de placas em várias ruas. Vamos cobrar da Prefeitura providências.
Veja abaixo alguns trabalhos.
Giovana, Isadora e Poliana - 6º ano B
Raiane e Talia - 6º ano B

                                                

sábado, 17 de abril de 2010

GREVE DOS EDUCADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Uma grande parte dos Educadores mineiros estão em greve. Infelizmente, o movimento acaba não tendo tanta força, pois uma grande parcela dos educadores optaram até o momento não participar da greve. Escolas importantes como a Santo Agostinho ( São Francisco do Glória), Padre Alfredo Kobal (Miradouro) e Joaquim Bartholomeu Pedrosa ( Fervedouro) ainda continuam em funcionamento.

Importante observarmos que a política do governo mineiro de não fazer concurso público  para a Educação e promover a efetivação sem concurso, inibe o professorado mais jovem de participar de greves.

Outro ponto importante a ser observado é o corte do pagamento. Muita gente tem medo de ficar sem receber por muito tempo. A opinião de todos deve ser respeitada. No entanto, nossa classe está muito fragmentada e desunida. É uma pena.

GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS


Os Trabalhadores da Educação que estão em Greve, desde o dia 08 de abril, se reuniram na praça João Pinheiro para realização de mais uma Assembleia Geral. Na ocasião, o SindUTE apresentou o nome das últimas adesões (Belizário: E. E Maria Antônia Múglia e E.E Santo Antônio de Miraí). Foram apresentadas as decisões de BH, que decidiu pela continuidade da Greve.

No uso da palavra, os Trabalhadores da Educação demonstraram que estão firmes na Luta e que, não estão se intimidando com as ameaças vindas por parte de alguns diretores e inspetores educacionais. Ficou decidido que sairá uma caravana para São João Del Rey para participar da Assembléia Estadual a se realizar no dia 21 de abril. Também ficou decidido a realização de nova Assembleia Regional na Praça do Trabalhador na Barra no dia 23/04.

Postado por Sandro Carrizo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NÃO HAVERÁ MUNICIPALIZAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS EM FERVEDOURO

A carta que publico abaixo na íntegra foi enviada pela Secretária de Educação de Fervedouro  Professora Nina (carinhosamente), no dia 15 de abril. Depois de conversarmos bastante no dia da reunião que antecede o FOREA  (FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL) em São Francisco do Glória, ela afirmou que não haverá municipalização do ensino  em Fervedouro.

Boa tarde, caro colega Elizeu!

Segue meu desabafo.
Abçs.

Nina

Diante da expectativa e alarde criados em torno da municipalização das escolas estaduais de Fervedouro, fato inverídico, gostaria que meu amigo Elizeu também publicasse em seu blog a seguinte versão:
Apenas foi enviado para a Câmara Municipal de Fervedouro, um pedido de mudança de nomenclatura de série para ciclo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Gostaria de deixar bem claro que o atendimento nas escolas municipais já existentes, se encontra bastante difícil. E, mais ainda, os prédios em sua maioria precisam de reforma e a escola que dá nome ao município funciona em um galpão alugado, salas inadequadas e sem ventilação, próximo a um curral e de um rio. É o espaço que o município pode oferecer e atender essas crianças, pois não se encontra outro e nem temos condições de construir um prédio neste momento. O pedido já foi feito e estamos aguardando retorno do MEC.
Quanto ao projeto de lei que tanto deu o que falar, NELE, não constava em lugar nenhum a palavra MUNICIPALIZAÇÃO. Pelo fato de constar a Resolução 1 086 na íntegra, ou seja, fazendo referências também aos anos finais, coube a algumas pessoas, por conveniência, interpretarem que o município iria também atender aos anos finais. E, na presença da Superintendente da S R E de Carangola, em uma reunião na Câmara municipal, descobriu-se uma Lei de 2005, que instituía o Ensino Fundamental de 09 anos e fazia referência também as séries finais. Ou seja, o município já oferece os anos finais desde 2005.
Portanto, meu caro amigo, jamais eu faria alguma coisa que fosse prejudicar vários colegas que ficariam sem trabalho. E, mais ainda, na gestão anterior, tentaram-se municipalizar várias escolas estaduais, indo diretamente a Belo Horizonte. Só não foi possível porque, hierarquicamente precisa passar pela S R E e isso não foi feito. Descobrimos a tempo e mobilizamos os professores juntamente com a superintendente da época.

Abraços,

Nina

ACIDENTE GRAVE NA BR 116 - IMPACTO AMBIENTAL ANTRÓPICO CAUSANDO DANOS A VIDA HUMANA

Mais uma vez acontece um grave acidente nas proximidades do quilômetro 665 da BR 116 entre, São Francisco do Glória e Miradouro  (Martins). O acidente aconteceu na manhã desta quinta feira dia 15 de abril. No momento que fiz as fotografias uma vítima estava sendo resgatada em estado grave pelo Corpo de Bombeiros. Não sei dizer se foi vítima fatal.
Não é o primeiro acidente no local. Trata-se de um terreno com uma declividade provocada pelas chuvas e excesso de peso. O problema facilmente pode ser solucionado com a ajuda de um engenheiro e um geólogo. Tudo em prol da vida humana.


quarta-feira, 14 de abril de 2010

FOTOGRAFIA QUE AJUDA A CONTAR A HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

A fotografia que está sendo publicada é da Família do Senhor Filinho Grande (Francisco Antônio Laviola). O Sr Filinho foi político franciscano de grande influência regional. Exerceu cargos públicos de Prefeito, Vereador e Juiz de Paz. Grande fazendeiro da região da Serra dos Moreiras, além de fazendeiro era conselheiro matrimonial, padrinho de casamento e batismo de uma infinidade de pessoas. Era amado, respeitado e admirado por todas as pessoas que o conheceram.
O senhor Filinho Grande (como era conhecido), faleceu há 14 anos atrás. Se tivesse vivo teria 96 anos de idade.

Foto de 1936
Estão assentados da direira para a esquerda:Filinho Grande, Catarina Laviola(esposa), Virgílio Laviola, Virgilina(esposa), O menino Agostinho Laviona (Pai da Celinha), Antônia Laviola, José Pedrosa, Antônia Laviola(Tonica), Paschoal Laviola(Marido)
De pé da direita para a esquerda: Paulo Laviola, Zuta, Irene (mulher do Capitão Ricardo), Domingas, Dona Lilia( esposa do Tatão Laviola).

Posse da Prefeito Francisco Antônio Laviola (Filinho Grande) em 1970

domingo, 11 de abril de 2010

Mata-burro faz mais uma vítima em São Francisco do Glória

São Francisco do Glória é uma cidade com forte influência da zona rural. Todos os dias pessoas saem da roça pra fazer suas compras na cidade. Trânsito de cavalos, charretes e carroças faz parte da rotina de nossa cidade. É inadmissível que ainda exista mata-burro dentro da cidade. Já pela segunda vez tive a oportunidade de ajudar retirar animal agarrado perto da Escola Municipal Antônio Franco Laviola. Desta vez foi fatal. O animal teve que ser sacrificado, depois de ter quebrado a pata. Como diria Boris Casoy: isto é uma vergonha.
Atenção serviço de engenharia da Prefeitura.

A foto do garotinho chorando perto do animal eu não tive coragem de fazer

sábado, 10 de abril de 2010

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória está de parabéns

O tombamento para o patrimônio cultural de nosso município da Cachoeira de Bicuíba foi uma sacada genial. Parabéns a Prefeitura que tem feito um bom trabalho de limpeza da área e, parabéns para os membros do Conselho do Patrimônio cultural, que tem trabalhado muito.
Fotos da Cachoeira de Bicuíba no Rio Glória  (subafluente do Rio Paraíba do Sul)

Lixo: desastre anunciado

Esta semana, o Brasil parou para acompanhar a tragédia provocada pelo desabamento do Morro do Bumba no município de Niterói no estado do Rio de Janeiro. Ocupação irregular, chuva, El Niño são os eventuais culpados. Descobrir os responsáveis pela ocupação de um morro, que há 30 anos atrás era usado como aterro controlado de lixo e, principalmente punir os culpados é uma tarefa por demais difícil, nestes tempos de reeleição e campanha política.

A grande verdade é que dar destino correto ao lixo produzido em um país subdesenvolvido tão grande e populoso como nosso país não é tarefa fácil. Imagine você, a quantidade de lixo que é recolhido todo dia em uma região metropolitana como a do Rio de Janeiro. São lixões clandestinos e mesmo lixões a céu aberto, usados pelas prefeituras que preferem protelar soluções ambientalmente corretas.

Até mesmo nas pequenas cidades, como São Francisco do Glória o problema parece não ter solução. Nosso lixo é depositado em um aterro controlado perto de área de nascentes e mananciais amplamente utilizados pelos proprietários rurais do entorno do “lixão”. Hoje, ainda está melhor. No passado, o lixo era enterrado no parque de exposições Waldir Carvalho, na área urbana do município.

Nestes tempos de ampla divulgação  das preocupações com a preservação ambiental mundo a fora, é importante lembrarmos que lixo soterrado em aterro controlado gera chorume e gás metano. Gás metano e chorume de lixo apodrecido é desastre ambiental previamente anunciado.

É muito bom lembrarmos também do compromisso brasileiro assumido de solucionar o problema do lixo no país até 2016. Olimpíada e copa do mundo não rimam com lixo nas ruas ou  lixões  ambientalmente irregulares.
Aterro controlado
Aterro controlado sem a saída de gás metano
Propriedade rural com manancial

sábado, 3 de abril de 2010

O EURO
Euro completa dez anos e tem pela frente desafio de garantir prosperidade

O Euro é a moeda de 16 países da União Europeia que se vão do Mediterrâneo ao círculo polar ártico (Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal).
As notas e moedas de Euro circularam depois do 1º de Janeiro de 2002 e fazem agora parte da vida quotidiana de mais de 300 milhões de europeus que vivem na zona Euro.
COTAÇÃO: 1 EURO VALE APROXIMADAMENTE DOIS REIAS, TRINTA E OITO CENTAVOS
1. Alemanha
2. Áustria
3. Bélgica
4. Eslovénia
5. Espanha
6. Finlândia
7. França
8. Grécia
9. Países Baixos
10. Irlanda
11. Itália
12. Luxemburgo
13. Portugal
14. Andorra
15. Mónaco
16. São Marino
17. Vaticano
18. Montenegro

EURO: a moeda da Europa