Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A paisagem de nossa região no século XIX

Abaixo publico a transcrição da descrição da paisagem de nossa região, feita pelo escritor Furtado Portugal, extraída do livro de Paulo Mercadante - Crônica de uma comunidade cafeeira - Carangola: O vale e o rio, página 53.
"A mata tão rumurosa ao romper da aurosa, silencia, à tarde, no crepúsculo. Não lhe farfalha o arvoredo, não chalreiam as matracas, emudecem os jacus nas grimpas dos ipês. Só os gaviões continuam gritando com estrídulo. O sol, escaldante, a vegetação excessiva, as saracuras de quando em vez e as narcejas levantando vôo com majestade. Insetos voejando à suprfície das águas e um enxame de moscas, verdes e rajadas, zunindo sem cessar. Desconfiado, coberto de lama, o jacaré asqueroso aquece-se. Já à sobretarde, a brisa aparece e, suave, balança com doçura as frondes. o gado desce sequioso, aos saltos, a saracura solta o toque de recolher, plangente. À noite há silêncio, quando começa o ferreiro do brejo a martelar."
Portugal, Alberto Furtado. Contos da Mata Mineira
Quanta coisa mudou de lá pra cá!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

USINA HIDRELÉTRICA EM SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA

Será construída no município de São Francisco do Glória uma PCH, ou seja, uma Pequena Central Hidrelétrica no curso do Rio Glória,  na comunidade dos Martins. A usina a ser construída terá uma capacidade de geração de energia por volta de 1000 KW, segundo comentários de moradores do entorno onde será instalada a barragem.
Os técnicos da empresa que fará a obra já estão fazendo análise geológica da região onde será barrado o curso do Glória.
É importante salientarmos os desastres socioambientais. Primeiro, os moradores que terão que vender suas propriedades à revelia. Segundo, o impacto ambiental incalculável. Um trecho considerável de Mata Atlântica será afetado com toda a sua biodiversidade. Perderemos cachoeiras de valor incalculável. Algumas que muitos antigos franciscanos nem conhecem. A piracema dos peixes será interrompida com a construção da obra, o que dificultará a procriação dos peixes - já raros no rio. De positivo temos o aumento da arrecadação de impostos e o turismo na barragem, se bem aproveitado.
Dizem por aí que o Prefeito de Miradouro já está se mobilizando para pressionar a empresa a fazer a barragem em São Francisco e construir a usina em terras miradourenses para gerar impostos também naquele município. Nossos políticos precisam ficar de olhos bem abertos.
Penso que a empresa responsável pela obra deva oferecer uma contra-partida ao município.
Nós cidadãos franciscanos estamos de olho. 
Abaixo, algumas fotos do local onde será construída a barragem. A usina será perto do viadulto.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

A MODIFICAÇÃO DA PAISAGEM

A paisagem é constantemente modificada pelo trabalho hunamo. Na imagem acima vemos o início da construção do prédio onde hoje funciona a Escola Estadual Santo Agostinho no início da década de 60. Hoje, no espaço onde aparece o monte de terra é a Rua Professor José Ferreira de Mesquita. Acima do colégio tem o "Bairro da Quadra" e na parte mais baixa da paisagem a Rua Angelo Lelli.
Os moradores mais antigos do bairro saberão contar detalhadamente as transformações ocorridas ao longo dos anos. Uns até com um certo saudosismo. Como era bom descer este morro, ver o Sr Inhozinho fazendo tijolos e depois ir jogar bola no campinho do ginásio!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

TURISMO

Quer conhecer uma cidadezinha acolhedora? Visite Pedra Dourada.
A cidade oferece lazer de boa qualidade totalmente de graça. Tem um parque aquático dentro da cidade e uma bela cachoeira retirada uns 5 minutos de carro.Vale a pena conferir e aproveitar.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

CONVITE

Lançamento dia 06 de março às 20 horas no Centro Cultural Padre Inácio

ESPAÇO PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA




Aconteceu neste dia 12  a inauguração da reforma da quadra poliesportiva do Bairro Aparecida - que já estava desativada há muitos anos. A quadra traz benefícios para todo o povo franciscano, principalmente os alunos da Escola Santo Agostinho, que agora podem fazer as aulas de Educação Física com mais dignidade. Ainda não é o ideal. Bom mesmo, seria a construção de uma quadra no terreno da escola. Espaço não falta.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO

Dia 06 de março será lançado o livro  BURGO DA MATA, da escritora e jornalista Heloísa Azevedo. A cerimônia será no centro cultural Padre Inácio e está sendo organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória.
O livro aborda o processo de ocupação de nossa região, antes do processo de emancipação de nosso município.
Vale a pena conferir.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Não dá mais pra aguentar!


Dizem que filho feio não tem pai. Este parece ser um ditado correto quando nos referimos ao lixão de perto do colégio. Os moradores dizem que a culpa é da administração pública. Lá na Prefeitura  a culpa é dos moradores da rua que não colocam o lixo em sacolas. Enquanto isto, nossa cidade, às vesperas de receber um dos maiores fóruns de meio ambiente do país, o FOREA não resolve um problema, que a mim parece ser de fácil solução. Basta vontade da administração pública  e bom senso da população.
Sejamos educados.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

HORA DE APRENDER GEOGRAFIA

Educação em 1969 e 2009 - para refletir

Começou o ano escolar na Escola E. Santo Agostinho - Aula de campo

Começou o ano escolar na Escola Estadual Santo Agostinho. Os alunos do 6º ano B e C já tiveram a primeira experiência de participar de uma aula de campo. Nosso objetivo nesta aula foi observar elementos naturais e modificados pelo homem da paisagem. Nosso passeio foi ao longo da microbacia do Ribeirão Nossa Senhora da Aparecida.

Esta aula foi legal. Observamos as serras da Providência e do Brigadeiro. Visitamos uma nascente e acompanhamos o curso de um pequeno ribeirão. Neste percurso analisamos as transformações impostas pelo homem no espaço geográfico.

Parabéns aos alunos que se comportaram muito bem.
6ºAnoB
Observando a paisagem
 
6ºAnoC