Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1ª REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO V ForEA DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA


Aconteceu em São Francisco do Glória a 1ª reunião da da comissão organizadora do V ForEA (Fórun de Educação Ambiental). A reunião foi presidida pelo Professor Luiz Fontes da Universidade Federal de Viçosa que é também representante da Ong Ambiente Brasil. O ForEA de São Francisco do Glória debaterá assuntos relevantes relacionados ao meio ambiente buscando soluções para problemas ambientais comuns nos municípios participantes do fórun.
Os dois eixos temáticos serão: Saúde ambiental - novos paradigmas e Educação e extensão ambiental - realidades e perspectivas.
O ForEA acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2010.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FOTO DE DOIS GRANDES POLÍTICOS FRANCISCANOS


Imagem de duas grandes lideranças políticas de São Francisco do Glória que contribuíram para o desenvolvimento de nosso município. Da esquerda para a direita Sebastião Carvalho Lazaroni ( Tião Mercadino - Prefeito em 1963) e Nicolau Laviola Ricardo ( Lauzinho Laviola - Prefeito por dois mandatos)

FOTO DA POSSE DOS DOS ELEITOS EM 1962 - MANDATO 1963-67


Na foto da esquerda para direira Ary Pedrosa (Vice Prefeito), Dona Santinha, Dona Dininha e Tião Mercadinho ( prefeito)

FOTO HISTÓRICA


VAMOS CONHECER UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA?


Show que aconteceu da sacada da casa que hoje é do Chicão e que  em 1963 era de propriedade  do senhor Sebastão Carvalho Lazaroni (Tião Mercadinho). O animado forró foi em comemoração a posse do Prefeito Tião Mercadinho e do Vice Ary Pedrosa.
Que festão!


IMAGEM ANTIGA DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA HÁ 50 ANOS ATRÁS QUANDO UMA CHUVA DE GRANIZO DESTELHOU VÁRIAS CASAS


ACERVO FOTOGRÁFICO SEBASTIÃO CARVALHO LAZARONI
Esta foto foi tirada mais ou menos uns 50 anos atrás, e mostra o trabalho de reconstrução de um telhado. Na ocasião uma forte chuva de granizo fez um verdadeiro estrago na cidade. Como as caberturas de muitas casas eram feitas de telha de madeira ou sapê eram muito vulneráveis a intempéries da natureza,  bem mais constantes, pois o volume puluviométrico era bem maior - conforme afirmam os moradores mais antigos.
A foto me parece ser naquela rua próxima da Igreja Assembléia de Deus - "do Pastor Davi". A maioria das casas era coberta de telhas de madeira ou sapê, assim como a "Rua do Pinheiro"



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

AULA INTERESSANTE NA COZINHA - CICLO HIDROLÓGICO E SALINIDADE DOS OCEANOS


Esta aula foi legal. Os alunos do 6º ano B aprenderam de maneira prática como acontece o ciclo da água. A panela representou o oceano, a chama do fogão o sol. A água estava misturada com sal. Na evaporação os alunos notaram a formação das nuvens e ao final da experiência observaram que todo o sal colocado na água tinha ficado no fundo da panela, como acontece no oceano.
A turma tem mais de trinta alunos e todos participaram.


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PASSEIO EM PETRÓPOLIS PELOS ALUNOS DO 3º EJA


Foi um sonho realizado. Dia 01 de novembro 1 hora da madrugada estávamos nós alunos e professores da Escola Estadual Santo Agostinho na Praça São Francisco de Assis esperando o ônibus da Oliveira Turismo. A expectativa de todo mundo era grande, pois depois de vários meses de rifas e preparação estava chegando a hora do embarque. O tempo anunciava chuva, mas mesmo assim ninguém desanimava. No boteco do Leno todos ansiosos esperavam. Eis que aparece o busão.

O embarque foi meio tumultuado, faltou documento. A “aeromoça” (mulher e ajudante do motorista) fiscalizou toda a documentação. Parecia implacável. O Paulo César teve que voltar em casa buscar a certidão do Paulo Vitor. Mexe na lista daqui, mexe na lista de lá. Estava tudo ok. Partimos.

A viagem parecia tranqüila. O David e o Juninho fazendo piadas, a cantoria do fundo do ônibus. Era tudo farra. No entanto o pneu furou. Uma hora de atraso. Tudo pronto! Fomos embora.

Chegamos a Petrópolis às 07h40min. Todo mundo pra padaria tomar aquele café.

Na porta do Museu Imperial encontramos o nosso Guia. Piadas daqui, piadas dali. Tudo já tinha virado festa. Embarcamos no busão e fomos conhecer a cidade. Só quem não foi que perdeu. Conhecemos o Quitandinha, o Relógio das flores, o Museu Imperial, o Palácio de Cristais, vários outros edifícios de grande valor histórico no tempo do Império, as ruas da cidade e suas edificações. Foi um passeio emocionante.

No final da tarde, fomos conhecer a famosa Rua Tereza. Todos de carteira na mão fomam às compras. Foi uma festa, principalmente para as mulheres. Pena que era domingo e muitas lojas estavam fechadas. Mesmo assim valeu a pena.

Todos embarcados saímos de Petrópolis às 17h30min. Viagem tranquila. Que nada. Fomos parados pela Polícia Rodoviária. Mais meia hora de castigo com tudo regado a piadas e gozações pela galera muito bem humorada. Liberados, continuamos a viagem. Foram seis horas de música ao vivo com rits que vai deste Dejavu até Roberto Carlos. Chegamos em São Francisco às 22h30min.

A Educação não pode se limitar à sala de aula. Existe um mundo inteiro que pode ser explorado por Educadores. É o que sempre fazemos aqui na Escola Estadual Santo Agostinho. Educar pra vida com dignidade e esperança, dando oportunidades iguais a todos.

Parabéns a todos os alunos e Educadores que participaram do projeto.

Relógio da Flores

Museu Imperial

Quitandinha