Previsão do tempo em São Francisco do Glória - MG

Previsão do tempo São Francisco do Glória - MG

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

IMAGEM HISTÓRICA DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA - ACERVO PESSOAL


Imagem da recuperação de ruas na área próxima da Serraria do Zé do Sete, provavelmente no final da década de 60 ou início dos anos 70. Pode-se observar trabalhadores da Prefeitura e a   antiga camionete que já foi dirigida pelo Sr Dé e pelo Quinzinho. As casas eram cobertas de sapê.
Quem souber mais detalhes pode fazer comentários.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA


Etimologia


O topônimo é composto de dois nomes.São Francisco refere-se a Francisco de Assis e Glória é uma alusão ao Rio Glória.

História

Os primeiros habitantes do Vale do Glória foram os índios Guarutabas. Nos fins do século XVIII, com a decadência da mineração, famílias marianenses migraram para o leste em busca de terras férteis. Entre eles, estava o capitão Constantino José Pinto, que fundou a aldeia de São Paulo do Muriaé. Alguns migrantes atingiram as terras franciscanas e fundaram um arraial.A 4 de junho de 1858, a paróquia de São Francisco de Assis foi criada. O primeiro terreno para o povoado foi doado por Antônio Rodrigues Pedrosa. Em 1865, homens foram recrutados na localidade para a Guerra do Paraguai.

No dia primeiro de março de 1953 na vila de São Francisco do Glória, até então Distrito da cidade de Carangola um elevado número de pessoas de real valor,fazendeiros, proprietários, comerciantes, funcionários (sic) públicos e operários instalaram uma assembleia com o objetivo de emancipar a vila, abrindo a mesma o vereador Lacordaire de Souza Azevedo, que convidou para presidir a mesma o Juiz de Paz, José dos Santos Martins de Paiva, que convidou para secretariá-la, o escrivão de paz dessa Vila, Francisco de Souza Azevedo. No dia 12 de dezembro de 1953, São Francisco do Glória é elevado a cidade.

IMAGEM DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA NO PASSADO


AQUECIMENTO GLOBAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS

AQUECIMENTO GLOBAL - MUDANÇAS CLIMÁTICAS


O efeito estufa é uma forma natural da Terra armazenar calor em sua superfície e manter a vida no planeta, mas a ação do homem vem transformando-o numa arma contra ele mesmo.

A cada ano os países, sempre interessados em crescer e ganhar dinheiro emitem cada vez mais dióxido de carbono, modificando a composição da atmosfera que está retendo mais calor do que deveria e , assim , causando o chamado “aquecimento global”.

O uso de combustíveis fósseis é uma das grandes causas desse aquecimento. O próprio Brasil será responsável por grande parte dos estragos uma vez que, com a descoberta do petróleo no Pré-Sal, irá se transformar numa grande potência exportadora desse combustível.

Entre as causas, também entram as queimadas, chaminés das fábricas, algumas fontes de energia, etc. Mas, vamos seguir com os efeitos...

Quanto mais calor for emitido, mais altas serão as temperaturas. E quanto mais altas as temperaturas, mais mudanças ocorrerão nos ecossistemas.

Segundo o site “Terra Azul”, dos anos 60 até então, a área do planeta que é recoberta por neve, diminuiu 10% e a área coberta por gelo, no hemisfério norte, também diminuiu cerca de 10 a 15% no verão e na primavera - desde 1950.

Mas, não é só isso: estima-se que o Nordeste brasileiro ficará cada vez mais parecido com um deserto e a Amazônia se transformará numa savana diminuindo assim as reservas de água potável do país. E não para por aí: animais e plantas serão extintos e nós seremos atingidos fortemente com cidades inundadas devido ao aumento do nível do mar ocasionado pelo derretimento das calotas polares, entre outras coisas.

Então, com tantas catástrofes para acontecer e outras acontecendo, percebe-se que já está mais que na hora de mudar nossas atitudes e aprender a viver com sustentabilidade. O planeta não depende de nós para existir. Se formos extintos, com o tempo ele irá se recuperar de todo mal que lhe fizemos. Mas nós, não! Se o planeta morrer, morreremos antes.

Por isso, mude! Ande de bicicleta, use fontes de energia limpa, proteja as florestas!

Não importa o que, só faça alguma coisa enquanto é tempo.

Amanda Lima da Silva é aluna do 3º ano A

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BELA IMAGEM DO DESFILE DAS ESCOLAS FRANCISCANAS


O DESFILE SERÁ DIA 4 DE OUTUBRO

Dia 4 de outubro os alunos das escolas Estadual Santo Agostinho e Antônio Franco Laviola farão uma linda apresentação para a comunidade franciscana. O tradicional desfile faz parte das comemorações da tradicional Festa do Franciscano Ausente que terá início no dia 15 de outubro com apresentações musicais e exposição de gado e outros produtos da terra.
Veja fotos abaixo.

DESFILE NA PRAÇA


APRESENTAÇÃO DO CORAL DA E. ESTADUAL SANTO AGOSTINHO NO DESFILE DA FESTA DA CIDADE


BATERIA EM DIA DE DESFILE


domingo, 20 de setembro de 2009

COMO PROTEGER UMA NASCENTE


IV FOREA - FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Aconteu nos dias 24, 25 e 26 de junho em Pedra Dourada o IV ForEA - Fórum Regional de Educação Ambiental. O Fórum foi organizado pela ONG Ambiente Brasil, IEF (Instituto Estadual de Florestas) e Prefeitura Municipal de Pedra Dourada. O ForEA conta também com parcerias das prefeituras dos municípios envolvidos e com a presença de vários profissionais da área ambiental e parceiros para sua concretização.O tema central é “Caparaó/Brigadeiro: Eixo Regional de Conectividade Sócio-Ambiental”, com dois eixos temáticos: "Averbação de Reserva legal e suas implicações para Propriedade Rural" e "Recursos Financeiros para o Produtor Rural - Crédito de Carbono; Produtor de água e bolsa verde". Além dos temas que foram abordados, aconteceram oficinas e eventos paralelos, relacionadas às questões ambientais da região.O Fórum contou com a parcicipação do Secretário de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais.O 5º FOREA acontecerá aqui em São Francisco do Glória, provavelmente em maio de 2010. Fique de olho.

COMO ENCONTRAR O BLOG DO PROFESSOR ELIZEU - GEOGRAFIA http://www.blogdoprofessorelizeu.dahora.net
http://professorelizeu-geografia.blogspot.com

VOCÊ SABE O QUE É UMA APA?


No Brasil, uma área de proteção ambiental (APA) é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.
Pode ser estabelecida em área de domínio público e/ou privado, pela União, estados ou municípios, não sendo necessária a desapropriação das terras. No entanto, as atividades e usos desenvolvidos estão sujeitos a um disciplinamento específico.
Pode ter em seu interior outras unidades de conservação, bem como ecossistemas urbanos, permitindo a experimentação de técnicas e atitudes que conciliem o uso da terra e o desenvolvimento regional com a manutenção dos processos ecológicos essenciais. Toda APA deve ter zona de conservação de vida silvestre (ZVS).

VOCÊ SABIA QUE O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA TEM UMA APA?

A “ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA PROVIDÊNCIA” foi criada no governo do então Prefeito Jurandy Ricardo Laviola e depois devidamente adequada à Resolução do SEMAD Nº 318 de 15 de fevereiro de 2005 no governo do ex Prefeito Dr Gilberto.
A APA tem um total de 6350,49 ha abrangendo uns 40% da área territorial do município.O relevo da região é de certa forma marcado por um conjunto de morros de vertentes ravinadas, com drenagem bem encaixadas e profundas. A altitude varia de 700 a 1200 m.
A Prefeitura está desenvolvento um plano de manejo com ajuda da empresa de consultoria FOCUS de Muriaé.
A região é rica em opção de trilhas ecológicas, rapel e escaladas. A comunidade franciscana precisa estar atenta no sentido de pressionar o poder público a desenvolver um trabalho na região que vise a preservação da biodiversidade da área e a melhoria das condições de vida dos moradores do entorno.
È relevante o trabalho desenvolvido por educadores da Escola Estadual Santo Agostinho com com ajuda da Secretaria Municipal de Educação na promoção de passeios ecológicos e pesquisas, sempre contando com a preciosa ajuda de alunos e moradores da região.
Fotos abaixo:


sábado, 19 de setembro de 2009

FUTEBOL FRANCISCANO

Dois jogos movimentaram o campeonato regional de futebol Mirim e Juvenil. No 1º jogo houve ligeira superioridade do time de Carangola, mas o goleiro Igor com boas defesas garantiu o empate em OxO. Destaque também para o zagueiro Eúdy.Na segunda partida os nossos garotos não tiveram chances contra um adversário mais organizado e ofensivo em campo. O jogo ficou de O X 4 para o Olímpico de Carangola. Destaque para o zagueiro Denys e para o atacante Marcos.


FUTEBOL


CURIOSIDADE HISTÓRICA

Você sabia que a construção do prédio da Escola Municipal Antônio Franco Laviola foi obra de Lauzinho Laviola e sua equipe de vereadores? Sabia que na ocasião o Pastor Ebenezer de Paula (Fizinho Ferreiro) – Pastor da Igreja Batista - era um dos vereadores do município?
Veja a placa de inauguração da obra.
Atualmente, a escola Antônio Franco Laviola funciona onde era a sede da Prefeitura - que também foi obra daquela equipe. A antiga sede da escola é onde hoje funciona o Centro de Saúde Municipal na Rua Raimundo Pereira Bahia.

MEMÓRIA HISTÓRICA


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

AQUECIMENTO GLOBAL - Por Mayara Pedrosa

O aquecimento global, alvo de muitas discussões e pesquisas no momento atual é nada mais, nada menos que a resposta da natureza às ações feitas por nós mesmos no decorrer dos últimos séculos mas intensificadas após a Revolução Industrial no século XVIII.
Temos visto no nosso dia-a-dia claras demonstrações desse efeito estufa nocivo pelo aumento da temperatura, furacões, descongelamento das geleiras e o consequente aumento do nível do mar.
Podemos fazer algo para retardar o aquecimento global? Claro que podemos. Podemos plantar árvores, não usar combustíveis fósseis e sim energia renovável, entre outras coisas.
Importante mesmo é nos conscientizarmos que o planeta está em nossas mãos e que é nosso dever cuidar dele.
Mayara é aluna do 2º ano do Ensino Médio e participa do Aprofundamento de Estudos da Escola E. Santo Agostinho

REFLEXÃO SOBRE O VALOR DO CONHECIMENTO ESCOLAR

Quanto vale o saber?
O conhecimento é um bem seguro e inalienável - representa o passaporte para o futuro.
Sem o conhecimento adquirido das inter-relações com o mundo você não se torna um cidadão pleno. Não é respeitado e obviamente não se faz respeitar.
A escola dentre outros mecanismos da sociedade representa o elo de transmissão do saber em sua plenitude.
Existem outros mecanismos de transmissão de saber, dentre eles podemos ressaltar: a família, a igreja, os grupos de amigos, as comunidades sociais como as gangues, os círculos de amizades, sejam ao vivo ou virtual. No entanto, cabe ao aluno-cidadão - que deve ser um elemento catalisador da sociedade - definir o papel que a escola e obviamente o Professor terá ao longo de sua existência. Vale ressaltar uma coisa muito importante: você pode passar pela prostituição, ou pelo mundo das drogas, ou por qualquer outra situação transitória, no entanto se passar pela escola, ela nunca sairá de você. Fica impregnada na sua alma. Transforma-se num chip do HD do seu intelecto.
Professor Elizeu Magno de Paula

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PALESTRA MEIO AMBIENTEUm dos objetivos principais da Escola Estadual Santo Agostinho é formar um cidadão crítico e consciente. Constantemente trabalhamos o tema "MEIO AMBIENTE"e sempre promovemos eventos cujo foco principal e levar o aluno a refletir sobre seu papel de agente transformador da sociedade em que vive. Agora, no início de setembro, foram realizadas duas palestras proferidas pelo Professor Wagner - ambientalista da empresa de consultoria FOCUS de Muriaé em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.O evento foi coordenado pelos professores Elizeu, Marlúcia e a Supervisora Neuza.

PALESTRA - MEIO AMBIENTE - AMBIENTALISTA WAGNER


HOMENAGEM AOS EX FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINO - 4 DE SETEMBRO


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi realizada a missa e logo depois uma confraternização.
Aparecem na foto os atuais professores Almir e Dora e a Ex funcionária Maria Emília.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS E HOMENAGEM AOS EX FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA E. SANTO AGOSTINHO


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Missa rezada pelo Padre José de Fátima

FESTAS NA CIDADE

Dia 4 de outubro tem desfile dos alunos das escolas Estadual Santo Agostinho e da Antônio Franco Laviola. A exposição agropecuária começará no dia 15 de outubro.
TRABALHO DE PESQUISA - SETEMBRO E OUTUBRO
No bimestre setembro e outubro estamos trabalhando o projeto "Aquecimento global e mudanças climáticas". O objetivo será a produção de um trabalho escrito e uma fotografia temática ilustrativa. Os alunos estão em fase de pesquisa. Serão publicados os melhores textos e as melhores fotos. Aguardem.

terça-feira, 15 de setembro de 2009



Projeto Oficinas de Geografia

PROJETO OFICINA DE GEOGRAFIA
PROFESSOR ELIZEU MAGNO DE PAULA
ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO
COLABORADORES:
SUPERVISORAS NEUZA E ELONEIDA
PROFESSORES DOS TURNOS
OBJETIVOS:
- Incentivar a pesquisa
- Aquisição de conhecimentos
- Aprofundamento de estudos
- Incentivar o desenvolvimento do espírito de liderança
AVALIAÇÃO:
- Observação da apresentação da pesquisa
- Produção de textos alusivos aos trabalhos ( relatórios de observação)
ETAPAS DO PROJETO:
1- Divisão dos grupos
2- Escolha dos temas
3- Desenvolvimento da pesquisa
4- Apresentação da pesquisa
5- Premiação
6- Passeio ecológico em parceria com a Prefeitura Municipal na “APA SERRA da PROVIDÊNCIA”
TEMAS PESQUISADOS:
1- Campo/ cidade I
2- Efeito estufa
3- Fontes de energia
4- Vegetação e desmatamento
5- Meio ambiente
6- Índia
7- Aquecimento global
8- Mata Atlântica
9- Fontes de energia
10- Campo/ Cidade II
11- Esfera das águas
12- Aquecimento Global
13- Desenvolvimento/Subdesenvolvimento
14- Tecnologias
15- Ciclo da água
16- Mudanças no mundo no pós Guerra Fria
17- Impactos ambientais
18- Rio Glória